CIM Alto Minho apresentou projeto de educação financeira “No poupar está o ganho” para alunos do ensino básico

2018-02-14
No passado dia 6 de fevereiro realizou-se, em Ponte de Lima, a sessão de apresentação do projeto de educação financeira "No Poupar Está o Ganho”, seguida da ação de formação para os docentes dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho que este ano participam no projeto.

Perante uma numerosa plateia, da qual faziam parte os vereadores da Educação e interlocutores dos municípios que integram a CIM Alto Minho, os diretores de agrupamento de escolas, os coordenadores e os respetivos docentes das turmas participantes nesta 8ª edição do projeto, o presidente da CIM, José Maria Costa, fez a abertura da sessão, chamando a atenção para a literacia financeira como uma prioridade que tem de ser desenvolvida e evidenciando os hábitos de poupança que se têm vindo a perder, sobretudo nas camadas mais jovens.

A presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, abordou a importância da educação financeira e fez uma apresentação sumária do projeto, o seu enquadramento contextual e evolução desde a sua concepção em 2009/2010.

A ação de formação foi iniciada pela responsável do Serviço de Educação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Sónia Santos, que apresentou as fases do projeto e a metodologia de implementação do mesmo nas escolas, tendo, igualmente, feito uma apresentação detalhada da plataforma de e-learning do projeto, a qual inclui todos os conteúdos e recursos necessários à sua implementação.

As prioridades programáticas estiveram a cargo de Pedro Pinheiro, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que abordou os temas do Referencial de Educação Financeira, capacitando, desta forma, os docentes a trabalhar os conteúdos em contexto sala de aula com os seus alunos.