CIM Alto Minho apresentou estratégia de valorização da Economia do Mar no Fórum do Mar 2012

2012-05-14

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) marcou presença, entre 10 e 12 de maio, no Fórum do Mar 2012, na Exponor, no Porto, com um stand próprio onde apresentou, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), a sua estratégia de valorização da Economia do Mar.

A valorização da Economia do Mar enquanto setor com forte potencial de inovação, de crescimento económico e de criação de emprego, constitui um objetivo central da estratégia de desenvolvimento do Alto Minho. Esta aposta sustenta-se no reconhecimento do seu valor estratégico nas dimensões económica, ambiental, cultural, de investigação e de lazer, consubstanciado nos seguintes dois eixos: o Mar, como espaço de aventura e lazer; e o Mar, enquanto fonte de conhecimento e oportunidades económicas.

No primeiro Eixo Prioritário, pretende-se atrair novos fluxos de turismo náutico, através da promoção do Alto Minho, da sua frente marítima e dos principais cursos de água como "espaços de aventura, lazer e competição”, com condições ímpares para a prática de atividades de desporto, lazer e turismo náutico.

Merece destaque, neste âmbito, um projeto estratégico para todo o Alto Minho – o "Centro de Mar” -, que tem como polo agregador a cidade de Viana do Castelo e que pretende dinamizar a náutica de recreio e os desportos náuticos enquanto componentes decisivas para o reposicionamento e a afirmação do Alto Minho como região atlântica de qualidade. No âmbito deste projeto âncora estão já em curso - aprovados ou em vias de aprovação em candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 – um conjunto significativo de projetos relacionados com a náutica desportiva e de recreio. Estes investimentos ascendem a mais de 15 milhões de euros, permitindo impulsionar o turismo náutico no Alto Minho e a internacionalização de um setor em crescimento nesta região, mas também no País e na Europa.

Por outro lado, no segundo Eixo Prioritário pretende-se dar prioridade ao potencial do Mar enquanto "fonte de conhecimento e oportunidades económicas” em áreas como a I&D, construção naval ou pesca.

Neste contexto e além da importância para este setor da ação de entidades como os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Porto de Viana do Castelo, salienta-se a única estratégia de desenvolvimento sustentável das zonas de pesca aprovada para toda a Região Norte – a iniciativa "Litoral Norte” 2007-2013, ao abrigo do Eixo Prioritário IV do PROMAR (Programa Operacional da Pesca) -, a qual permitirá investir mais de 4 M€ no aproveitamento dos novos usos do mar e dos seus recursos.

Em resultado desta estratégia a percentagem de projetos de natureza privada que visam fins lucrativos atinge os 70 por cento das aprovações. Destaque para o reconhecimento que tem vindo a merecer a qualidade de projetos promovidos no âmbito da iniciativa "Litoral Norte”, bem patente na circunstância de 2 dos 30 projetos selecionados pela Comissão Europeia em toda a União Europeia como exemplo de boas práticas se localizarem no Alto Minho, a saber: o CertPiscis, que visa a criação de uma plataforma com vista à posterior certificação das espécies migratórias do rio Minho (sável e lampreia); e o Km Zero, que tem como objetivo a valorização económica o pescado local através da promoção dos restaurantes e mercados enquanto locais de consumo por excelência.

O momento alto da participação da Comunidade Intermunicipal no Fórum do Mar 2012 ocorreu no dia da abertura (dia 10 de maio), com a apresentação do Guia "Alto Minho - Um Mundo de Experiências Náuticas”, elaborado no âmbito do projeto europeu NEA2 "Náutica Espaço Atlântico 2”. Este Guia agrega toda a oferta de atividades náuticas na região (20 atividades náuticas desportivas e de recreio e 48 entidades prestadoras de serviços representadas) e promove os principais pontos de interesse ligados ao mar, rios e montanha do Alto Minho. No âmbito desta iniciativa, foi ainda assinado um protocolo de colaboração com os dez municípios do Alto Minho e o Município de Esposende, para divulgação das atividades náuticas praticadas neste território.

Link para o guia:
/apex/cim_am.download_documento?p_file=1341