Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho apresentou ao ministro da Saúde prioridades de investimento na área da saúde

2023-05-19
A CIM Alto Minho reuniu-se hoje de manhã, dia 19 de maio, em Viana do Castelo, com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para discutir assuntos prioritários relacionados com o setor da saúde na região. 

Durante este encontro, que decorreu na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), foram abordados temas como a necessidade urgente de criar condições adequadas de financiamento para o investimento e funcionamento dos serviços de saúde no Alto Minho. A CIM Alto Minho apresentou as suas preocupações e propostas para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na sub-região. As propostas incluem investimentos estruturantes e prioritários, como a reabilitação de estruturas e o reforço de recursos físicos e equipamentos nos edifícios dos Cuidados de Saúde Primários, além da valorização dos serviços de proximidade.

Refira-se que para concretizar estas intervenções, já foi feito um levantamento de necessidades e elaborados projetos de execução e outras peças técnicas, num trabalho conjunto entre os municípios do Alto Minho e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). O objetivo é apresentar posteriormente uma candidatura a fundos comunitários, em particular ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR-PT), tendo o ministro Manuel Pizarro afiançado que deverão ter bom acolhimento e enquadramento no processo de revisão do PRR.

O modelo de financiamento da ULSAM também foi discutido, destacando-se as dificuldades enfrentadas devido ao modelo de financiamento adotado nos últimos anos. A baixa capitação, em comparação com outras regiões do país, coloca em risco a capacidade de investimento em infraestruturas e equipamentos essenciais para uma melhor resposta dos serviços de saúde no Alto Minho, assim como a própria capacidade de resposta instalada e de funcionamento das valências e especialidades da ULSAM.

A inexistência do Serviço de Radioterapia no Hospital de Viana do Castelo foi uma preocupação levantada durante a reunião. A CIM Alto Minho ressaltou a importância deste serviço para o tratamento de doentes oncológicos na região e apresentou as suas propostas visando a implementação desta valência tão essencial no hospital.

Outro ponto discutido foi a necessidade de nomeação de novos titulares para o Conselho de Administração da ULSAM. A importância de garantir estabilidade na gestão e no funcionamento da unidade de saúde foi salientada, considerando que o mandato do atual Conselho de Administração terminou em 2019.  O governante que tutela a pasta da Saúde informou que esta situação ficará regularizada até ao final do mês de julho.

A reunião proporcionou um espaço para a CIM Alto Minho apresentar as suas preocupações ao ministro da Saúde. Ambas as partes estão comprometidas em procurar soluções conjuntas para enfrentar os desafios e garantir as melhorias necessárias nos serviços de saúde da região. O momento permitiu ainda uma breve visita às instalações da ESS do IPVC que esta semana assinala 50 anos de atividade.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi