CIM Alto Minho apresenta em seminário efeito das alterações climáticas no território

2022-05-27
O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis e irreversíveis. Com elas, a frequência e a magnitude dos impactes de fenómenos extremos agravam-se, tendo este fenómeno global implicações à escala local, pelo que cada um de nós deve agir de modo a reverter o atual estado de emergência climática. No sentido de informar sobre o "risco” num contexto de mudança climática no Alto Minho e partilhar experiências e boas práticas de atuação quer preventivo, quer reativo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 31 de maio, pelas 10h30, na Escola Básica e Secundária de Caminha, um seminário sobre alterações climáticas no Alto Minho.

Integrado no projeto "INFO-RISK: Informar sobre os riscos associados às alterações climáticas no Alto Minho", cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), este seminário visa enquadrar, no tempo e no espaço, o fenómeno das alterações climáticas, informando sobre os riscos potenciados pelo mesmo no contexto territorial do Alto Minho e dar continuidade ao seminário realizado no passado dia 26 de janeiro, sobre o mesmo tema, disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=908960329748243. Neste segundo seminário, será dado particular enfoque a um conjunto de questões relacionadas com a proteção civil, a conservação da natureza, o turismo sustentável e as comunidades locais.

O programa apresenta um conjunto de oradores como Manoel Batista Calçada Pombal, presidente da CIM Alto Minho, e Rui Miguel Rio Tinto Lages, vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, que presidem à sessão de abertura; Carlos Mendes, diretor de Serviços de Riscos e Planeamento da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC); Bruno Caldas, primeiro secretário da CIM Alto Minho; Paulo Castro, membro do Conselho Diretivo do Europarc; Joana Nogueira, docente/ investigadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (ESAPL/IPVC); e Maria Esteves, diretora do agrupamento de escolas do concelho de Caminha. A moderação do debate caberá a Rui Miguel Graça, diretor da Rádio Antena Minho e chefe de redação do Correio do Minho.

Paralelamente, decorrerá no local do seminário uma exposição sobre o projeto INFORISK.

Link para inscrição: /gca/index.php?id=400