CIM Alto Minho apresenta candidatura para modernização tecnológica do ensino no Minho-Lima

2009-11-19

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte, Eixo I – Competitividade, Inovação e Conhecimento, para a modernização tecnológica do ensino no Minho-Lima, reforçando assim a sua aposta no sector da Educação em conjunto com os seus municípios associados. Esta candidatura, no valor global elegível de 504 mil euros, prevê uma comparticipação do FEDER de 378 mil euros.

Recorde-se que no âmbito de um concurso público internacional lançado em Março passado, a CIM Alto Minho, enquanto representante de um agrupamento de entidades adjudicantes composto pelos nove municípios que integra, adquiriu cerca de 500 quadros interactivos e videoprojectores para equipar as escolas básicas do Minho-Lima.

A intenção foi garantir a cobertura total das escolas com um quadro interactivo por sala de aula, em complementaridade com as metas propostas pelo Plano Tecnológico da Educação, aprovado pelo Governo em 2007, procurando desta forma contribuir para a criação de percursos de aprendizagem e comunicação diversificados nas diversas áreas curriculares.

Com esta candidatura a CIM pretende agora obter co-financiamento para a aquisição destes equipamentos dentro dos parâmetros das escolas nacionais, ou seja, um quadro interactivo por cada três salas de aula, mas também para a integração das tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, dotando as escolas de infra-estruturas de redes de área local (ligação à internet), e para a colocação de sistemas de alarme e videovigilância.