CIM Alto Minho apresenta candidatura do Centro de Mar ao ON.2

2011-09-15

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) acaba de submeter uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), no valor de 1.250 milhões de euros, para o desenvolvimento de um programa de promoção e comunicação do Centro de Mar, enquadrado com um conjunto de projectos estruturantes, que têm por objectivo dinamizar a náutica desportiva e de recreio e reforçar o posicionamento da região como "Cidade Náutica do Atlântico”.

Refira-se que o Centro de Mar corresponde a um dos projectos-âncora do "Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar”, que foi reconhecido como Estratégia de Eficiência Colectiva pela Autoridade de Gestão do Programa Compete, no âmbito de uma candidatura da Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar.

A CIM Alto Minho assume o papel de entidade coordenadora do Centro de Mar, um projecto agregador de competências e activos estratégicos ligados ao mar e aos rios, que tem como papel central o reposicionamento e a afirmação do território como região atlântica de qualidade, com capacidade de atracção da procura de produtos e serviços de turismo náutico (desportos náuticos, navegação de recreio e cultura e vivência marítimas), sobretudo oriunda dos mercados europeus emissores de turistas náuticos.

Além de um programa de promoção e comunicação, objecto da candidatura apresentada pela CIM, o Centro de Mar inclui um conjunto de projectos estruturantes como a construção e requalificação das marinas atlânticas de Caminha e Esposende, a construção dos equipamentos de remo, vela e canoagem de Viana do Castelo e a transformação do navio Gil Eannes na porta de entrada do Centro de Mar, enquanto Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação Marítima, prevendo-se que, a médio prazo, produza também efeitos positivos noutros concelhos do Alto Minho.

Este conjunto de investimentos será realizado pelos municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende, tendo sido já submetido em candidaturas apresentadas individualmente pelos municípios ao ON.2.

O Centro de Mar, a criar na região, foi, assim, concebido como um espaço multifuncional e polinucleado, com localizações dispersas (mas organizadas em função das características e potencialidades do local em que se estabelecem), no intuito de cobrir todo o território nas diferentes valências e valores em presença, de forma a contribuir para o desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental de toda a região.

A candidatura da CIM pretende dar visibilidade aos demais investimentos do Centro de Mar, apontando essencialmente na criação de uma marca de excelência para o Centro de Mar, ligada à costa atlântica e claramente identificadora e diferenciadora da região, no desenvolvimento de acções promocionais, na realização de eventos náuticos e na dinamização e internacionalização do Centro de Mar, sobretudo na área de negócios e captação de novos públicos.