CIM Alto Minho aposta na modernização tecnológica do ensino

2009-06-19

As escolas públicas de cada um dos municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho) vão ser equipadas com quadros interactivos multimédia, a partir do próximo ano lectivo. O modelo desta ferramenta tecnológica foi apresentado ao Conselho Executivo da Comunidade, na sua reunião ordinária, no dia 19 de Junho, na Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Refira-se que a CIM Alto Minho enquanto representante de um agrupamento de entidades adjudicantes composto pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira, lançou no passado mês de Abril um concurso público internacional para a aquisição de cerca de 500 quadros interactivos a instalar nas escolas públicas destes municípios. A intenção da CIM é garantir a cobertura total das escolas com um quadro interactivo por sala de aula, em complementaridade com as metas propostas pelo Plano Tecnológico da Educação, aprovado pelo Governo em 2007, procurando desta forma contribuir para a criação de percursos de aprendizagem e comunicação diversificados nas diversas áreas curriculares.

Os tradicionais quadros pretos em ardósia, que em outras épocas assumiram uma importância fundamental na aprendizagem, serão, assim, substituídos por modernas e inovadoras ferramentas de elevada qualidade educacional que irão mudar o contexto da sala de aula, proporcionando outras abordagens e actividades pedagógicas através da utilização de uma variedade de conteúdos multimédia.

Com as novas tecnologias, professores e alunos podem ter acesso a inúmeras ferramentas e serviços disponibilizados pela net, aceder a uma enciclopédia, ouvir uma emissão de rádio ou visualizar um documentário através da televisão.

Os quadros interactivos permitem ainda a manipulação de palavras, números e imagens, a simultaneidade de transmissão de imagem, possibilitando a partilha de aulas a partir de diferentes locais, bem como a possibilidade de todas as informações apresentadas poderem ser impressas, guardadas, enviadas por correio electrónico ou publicadas num website.

Com o objectivo de apoiar as escolas no manuseamento desta ferramenta tecnológica, a CIM Alto Minho irá celebrar em breve um protocolo com a firma adjudicatária para a formação de professores, procurando assim promover a sua utilização pelo maior número de professores possível, numa perspectiva de melhoria do ensino e da aprendizagem.