CIM Alto Minho apoia Fundação Yves Rocher e Quercus na reflorestação da Serra d’Arga

2010-11-23

Na sequência da assinatura, em Agosto de 2010, de um protocolo entre a Fundação Yves Rocher – Instituto de França e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, o presidente da Fundação Yves Rocher e director do Desenvolvimento Sustentável do Grupo, Jacques Rocher, desloca-se no próximo dia 30 de Novembro, à freguesia de S. Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo, para dar início a esta parceria.

Este protocolo enquadra-se no projecto "Criar Bosques” da Quercus, que visa levar por diante um projecto de plantação de espécies autóctones, em diferentes localidades de Portugal, com o objectivo de salvar a floresta original portuguesa. No âmbito desta parceria a Fundação Yves Rocher compromete-se a replantar a Serra d’Arga, nos próximos quatro anos, com árvores e arbustos autóctones pertencentes a várias espécies.

A Serra d’ Arga destaca-se a nível da conservação da natureza por apresentar uma elevada biodiversidade que permitiu a sua inclusão na Rede Natura 2000, o que se traduz na necessidade de preservar e proteger os habitats naturais da fauna e flora selvagens.

A contribuição da Fundação Yves Rocher – Instituto de França insere-se numa iniciativa mais ampla e à escala mundial, a campanha "Plantemos para o Planeta: Mil milhões de árvores para o Planeta”, lançada em 2006 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que incentiva a plantação de árvores em todo o mundo como resposta à ameaça do aquecimento global. Esta mobilização internacional permite actualmente à Yves Rocher plantar, até ao final de 2014, 50 milhões de árvores em vários países.

Jacques Rocher irá lançar oficialmente os trabalhos de plantação na Serra d’Arga, juntamente com vários colaboradores da Yves Rocher, a presidente da Quercus e as entidades locais que apoiam o projecto, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e os presidentes dos municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima. O ponto de encontro será por volta das 09h00, no Largo do Souto, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, seguindo-se uma visita ao local da plantação e a apresentação do projecto "Criar Bosques / Plantemos para o Planeta”.

A CIM desde logo se associou a esta iniciativa, destinada a recriar e a proteger a floresta autóctone portuguesa, que no caso particular do Alto Minho infelizmente tem desaparecido devido a inúmeros incêndios. Só este ano a vaga de incêndios que Portugal sofreu teve no Alto Minho uma incidência devastadora, com cerca de 30.650 ha ardidos, o que significa 20 por cento da sua área florestal, situação que não tem paralelo no País.

Refira-se, a propósito, que a CIM está neste momento em negociações com o Governo no sentido de alterar o actual modelo de gestão florestal, de forma a permitir a defesa e o desenvolvimento da floresta do Alto Minho e a afastar radicalmente o cíclico problema da sua destruição.