CIM Alto Minho apoia Câmara de Viana do Castelo na luta contra as portagens na A28

2009-11-25

Reunido no dia 24 de Novembro, com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) decidiu apoiar o autarca de Viana do Castelo na luta contra a introdução de portagens na A28, entre Viana do Castelo e o Porto, e que funciona em regime SCUT (sem custos para o utilizador).

Desta reunião, que teve lugar na sede da CIM Alto Minho, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, resultou uma declaração conjunta na qual os nove municípios da CIM Alto Minho decidem integrar a "Plataforma de Entendimento” constituída pelos municípios de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos, que já solicitou o agendamento de uma audiência com o ministro das Obras Públicas, no sentido de apresentar as razões para a não introdução de portagens na SCUT Norte Litoral.

Esta tomada de posição assenta no pressuposto de que a A28, para além de ligar estes concelhos, é a via que permite o acesso à actividade económica e social dos concelhos do Alto Minho e a articulação com a A27, que faz a ligação Viana do Castelo/ Ponte de Lima, e a rede de estradas nacionais.

Os municípios da CIM Alto Minho entendem ainda que a EN13 não é alternativa de oferta e que os indicadores regionais e concelhios colocam a região do Alto Minho abaixo da média nacional - o Índice do Poder do Compra per capita do Norte está abaixo dos 80 por cento (79,5 para o Norte e 61,8 para o Minho-Lima, segundo dados do INE 2005), e o PIB per capita regional situa-se abaixo dos 90 por cento (85,4 no Norte).

Para o presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho, Rui Solheiro, nesta primeira reunião com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi dado um "passo muito positivo”, na medida em que se iniciou um processo de diálogo em torno de questões de interesse para todos os municípios. Aludindo ainda ao resultado da reunião, Rui Solheiro, salientou que "foi hoje iniciado um caminho que será percorrido nos próximos tempos”.

Também para o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, "foi dado um passo na convergência de opiniões” que se prendem com questões sobre o desenvolvimento do Alto Minho, neste caso em concreto o de evitar o fim da SCUT Litoral Norte, sublinhando que esta sintonia de interesses pode ser encarada como uma "perspectiva de futuro”. José Maria Costa asseverou que a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CIM Alto Minho vão continuar a trabalhar noutras questões, no sentido de encontrarem pontos de convergência.