CIM Alto Minho apoia actividades náuticas no âmbito do NEA 2

2011-07-21

No âmbito do projecto NEA 2 - Náutica no Espaço Atlântico, que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), vão ser realizadas, em parceria com o Darque Kayak Clube e o Município de Viana do Castelo, seis descidas ecoturísticas de canoa no rio Lima entre os meses de Julho e Agosto, com o objectivo de sensibilizar para a protecção do ambiente e proporcionar uma prática desportiva saudável, náutica, ao ar livre e em contacto com a natureza. Refira-se que já se efectuaram quatro percursos neste âmbito, tendo movimentado mais de uma centena de pessoas.

Os percursos têm a seguinte calendarização: dia 25 de Julho - Visita à Ria de Portuzelo, com saída e chegada em Darque das 9h30 às 13h; dia 26 de Julho - Visita às antigas salinas de Darque, com saída e chegada de Darque das 9h30 às 12h; dia 2 de Agosto - Visita a S. Simão, com possibilidade de visitar as lagoas de Vila Franca em canoa com saída e chegada de Darque das 15h às 19h; dia 3 de Agosto - Visita a zonas húmidas da Meadela, com saída e chegada de Darque, as 14h30 às 19h; dia 4 de Agosto - Descida do Barco do Porto a Darque, com saída no Barco do Porto, das 9h30 às 12h; dia 5 de Agosto - Descida de Lanheses a Darque, com saída de Lanheses das 9h30 às 13h.
O Darque Kayak Clube fornece gratuitamente todo o equipamento (canoas e pagaias) e acompanhamento técnico. As inscrições podem ser realizadas através do email darquekc@sapo.pt.

Alto Minho nos XVII Jogos Náuticos Atlânticos

Entre 24 e 28 de Julho, a CIM irá também apoiar a participação da equipa do Alto Minho nos XVII Jogos Náuticos Atlânticos que este ano vão realizar-se em Bideford (North Devon), Inglaterra. A equipa alto-minhota vai competir nas modalidades de vela, remo, surf e kitesurf, tendo como objectivo lutar pelos lugares cimeiros. Realizado anualmente, este evento de referência europeia tem vindo a afirmar-se naturalmente no panorama internacional da náutica, colocando em competição as melhores selecções náuticas das várias regiões que compõem o Arco Atlântico.

Instalação de painéis de informação ambiental

Ainda no âmbito do NEA 2, estão a ser afixados painéis informativos em diversas praias do concelho de Caminha, nomeadamente em Caminha, Moledo e Vila Praia de Âncora, prevendo-se que, a curto prazo, sejam também colocados nos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em locais de interesse ambiental.
Os painéis informativos incluem informação de sensibilização para a preservação ambiental, nomeadamente sobre a prática de desportos náuticos sustentáveis, sobre os ecossistemas locais, sobre actividades de educação ambiental programadas para a época balnear, sobre áreas recreativas e de lazer, informações sobre a qualidade da água balnear, entre outras.
O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), tendo em vista o desenvolvimento da náutica no Espaço Atlântico.
De referir que no âmbito deste projecto foram já lançadas iniciativas em três componentes: Náutica e Economia, Náutica e Ambiente e Náutica e Social, que integraram acções de limpeza das margens dos rios e descidas ambientais em Ponte da Barca e Caminha; a realização do evento Náutica CIM Alto Minho 2011 (Descida Solidária e Balada Sénior), em Ponte de Lima; actividades de desporto de natureza e de aventura, de sensibilização e informação ambiental, o Esposende EcoEmotions; e a dinamização de actividades náuticas para os jovens dos concelhos de Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, inseridas nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s).