Ciclo de conferências “Alto Minho 2020” debate “Abandono Escolar e (in) sucesso educativo: Balanço e perspetivas 2014-2020” no próximo dia 21 de abril

2015-04-15

Consciente da importância fundamental das políticas de proximidade com os territórios e dos seus principais agentes sociais e económicos para a pronta e eficaz resolução dos problemas e promoção das potencialidades do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem vindo a dinamizar um ciclo de conferências sobre a evolução e o impacto potencial das principais políticas públicas no Alto Minho no horizonte 2014-2020.

Para estas conferências, denominadas "Alto Minho 2020”: Por uma Nova Visão Territorial das Políticas Públicas 2014-2020”, que decorrem desde julho de 2014, têm sido convidadas personalidades de reconhecida competência técnica para debateram diferentes temáticas, promovendo o diálogo entre entidades institucionais, tecido empresarial, movimento associativo e demais atores locais e regionais, com o desígnio de identificar eixos, formas de atuação e oportunidades emergentes para o desenvolvimento coeso do território.

A CIM Alto Minho entende ser fundamental estimular também o debate junto da comunidade educativa, nomeadamente, sobre as questões relacionadas com o combate ao insucesso e abandono escolares, não só por serem uma prioridade na agenda educativa ao nível europeu e nacional, mas por constituírem uma das oito metas, no período de 2014-2020, quer da Europa 2020, quer do "Portugal 2020” – "redução da taxa do abandono escolar precoce para menos de 10%”.

Neste sentido, realiza no próximo dia 21 de abril, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, o seminário "Abandono Escolar e (in)sucesso educativo: balanço e perspetivas 2014-2020”, onde se abordará desde o seu enquadramento, causas e consequências até às experiências e medidas (financiamentos comunitários) de combate ao abandono escolar e de incentivo ao sucesso educativo.

Estão já confirmadas as presenças de Joaquim Azevedo, professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa, que falará sobre "A promoção do sucesso com todos e cada um: o caso do Projeto Arco Maior"; Manuel Costa Carneiro, assessor de programas educativos e abandono escolar na Consellería de Cultura e Educación, que apresentará o "Estudo de caso da Galiza: Programa PROA e Plan PROXECTA”; Albino Pereira, diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela (Paredes), sobre a "Experiência de uma escola”; Pedro Dinis, vice-presidente Câmara Municipal de Paredes, que abordará o "Estudo de Caso de Paredes: Que experiência no combate ao abandono escolar?”; José Maria Azevedo, da CCDRN, cuja intervenção incidirá sobre a "Escolarização na Região do Norte: evolução e desafios”; e David Justino, presidente do Conselho Nacional da Educação, que falará sobre "As políticas educativas e o impacto no abandono escolar - trajetórias e perspetivas”.

O programa da iniciativa inclui ainda uma mesa redonda que contará com as intervenções, entre outros, de Manuel António Vitorino, da Direção do Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo); José Luís Presa, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO); Juiz Armando Leandro, presidente da CNPCJR; Manuel Meireles, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ponte de Lima; César Ferreira, Delegação Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional; e José Ramos, diretor da Escola Secundária João Gonçalves Zarco.

José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, e José Soares Mesquita, delegado regional de Educação da Região Norte, farão a abertura do seminário, e Gonçalo Xufre Silva, presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, o encerramento.

O programa completo da conferência e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.