Ir para o conteúdo

Carolina Patrocínio recomenda percursos verdes do Alto Minho

2013-07-01

"Adorei a experiência! Os trilhos que percorremos são de uma beleza incrível, juntando a paisagem do Minho à história de Cerveira. Foi uma manhã muito bem passada, a praticar exercício físico em comunhão total com a Natureza. Recomendo vivamente esta iniciativa e espero ter a oportunidade de repetir!” Carolina Patrocínio

A apresentadora da SIC, Carolina Patrocínio, foi a convidada especial de mais uma iniciativa "Alto Minho Greenways” que decorreu no passado sábado, 29 de Junho, no Trilho da Grande Rota da Ribeira Minho, em Vila Nova de Cerveira - também conhecida como Vila das Artes, pelo seu envolvimento em eventos culturais de renome, como é o caso da Bienal de Cerveira (fundada em 1978 pelo pintor Jaime Isidoro), entre outros.

Até dia 27 de julho a iniciativa "Alto Minho Greenways" vai passar por outros trilhos, num total de nove, para explorar e dar a conhecer a singularidade das paisagens e a genuinidade da cultura do Alto Minho. Esta iniciativa conjunta da CIM Alto Minho e dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, visa promover o turismo natureza no Alto Minho.

Esta estratégia de valorização da rede de percursos verdes pretende, pois, sustentar-se na agregação de políticas, vontades e interesses públicos e privados, procurando que as ecopistas, ecovias e percursos pedestres integrem e catalisem novos produtos turísticos no Alto Minho, que sirvam a região e as comunidades locais, numa lógica de desenvolvimento sustentável, dos seus recursos, sistemas e funções ambientais, em articulação com os restantes produtos turísticos âncora do território (nomeadamente, mar e rio, saúde e bem estar, enogastronomia, solares e aldeias, centros históricos e património, golfe, arte, cultura e criatividade, etc).

No primeiro ano desta iniciativa, em 2012, a CIM Alto Minho promoveu oito percursos pedestres pelo património natural e ecológico dos dez concelhos do território nos quais participaram cerca de 400 caminheiros. Na edição deste ano estão a ser promovidos nove percursos desenhados para dar a conhecer as potencialidades turísticas deste território, um em cada fim de semana, e que passam, todos eles, por paisagens protegidas de rara beleza natural. No total, considerando que as inscrições superaram todas as expetativas, e já estão neste momento esgotadas, esta iniciativa contará com mais de 600 participantes, representando um balanço final de cerca de 1000 participantes que, certamente, voltarão ao Alto Minho para realizar experiências de turismo de natureza, tornando-se embaixadores do Alto Minho em Portugal e além-fronteiras.

As principais ações da iniciativa "Alto Minho Greenways" inserem-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi