Ir para o conteúdo

Campeões limianos dão lição de canoagem a alunos da Escola EB 2 e 3 da Correlhã

2011-04-20

No âmbito do projecto "Actividades Náuticas em Contexto Escolar”, que está a ser promovido conjuntamente pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e pelo Município de Ponte de Lima nos agrupamentos de escolas de Ponte de Lima, o Clube Náutico de Ponte de Lima realizou uma acção de sensibilização para a prática de canoagem junto dos alunos da Escola E.B. 2 e 3 da Correlhã. A CIM Alto Minho vai alargar o projecto da náutica nas escolas aos municípios de Caminha, Esposende, Ponte da Barca e Viana do Castelo.


A acção de sensibilização para a prática de canoagem decorreu no passado dia 8 de Abril, no auditório do Centro Paroquial da Correlhã, e contou com a presença do tri-campeão da Europa, vice-campeão do mundo e 18 vezes campeão nacional de canoagem, Fernando Pimenta, e do campeão do mundo de 2010 e 57 vezes campeão nacional de canoagem, Nuno Barros, que para gáudio dos alunos levaram as suas embarcações.


Os cerca de 400 alunos e respectivos professores puderam assistir a um pequeno vídeo sobre o aparecimento e desenvolvimento da canoagem em Portugal e, particularmente, em Ponte de Lima, e ouvir as experiências e histórias contadas pelos dois campeões. No final houve ainda tempo para os campeões limianos responderem a algumas questões colocadas pelos alunos e para uma sessão de autógrafos.


A introdução da actividade náutica nas escolas corresponde a uma das acções do projecto NEA 2 – Náutica no Espaço Atlântico, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), tendo em vista o desenvolvimento da náutica no Espaço Atlântico. O NEA 2 é co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013.


O sucesso alcançado por esta iniciativa, que começou no início do presente ano lectivo, nas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico do concelho de Ponte de Lima, envolvendo pelo menos dois mil alunos, ditou já o seu alargamento a outros municípios da CIM Alto Minho.


Neste sentido, a CIM lançou já o concurso para a disponibilização de actividades náuticas, em particular do remo, ainda durante o presente ano lectivo, nas escolas EB 1 de Caminha e Vilarelho e EB 2 e 3 de Caminha, e da canoagem nas escolas EB 1 de Azevedo e Guilheta, Ramalhão, Pedreiras, Calvário, Gemeses e Gandra, no concelho de Esposende, e nas escolas do 1º ciclo dos agrupamentos de Ponte da Barca (E. A. Rios, Ponte da Barca, Vila Nova de Muía, Mosteiro – Bravães, Lavradas, Grovelas, Ruivos, Boivães, Crasto e Nogueira), esperando fazer brevemente o mesmo em escolas do Município de Viana do Castelo, no âmbito das suas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC).


Estes municípios apresentam uma situação privilegiada para o desenvolvimento deste projecto, uma vez que possuem espaços magníficos junto às zonas ribeirinhas para a prática de desportos náuticos.


O objectivo geral do projecto passa por promover a prática da actividade náutica, especificamente da canoagem, potenciar os recursos locais e a forte actividade associativa, ao nível do desporto, além do enriquecimento curricular dos alunos e consequentemente das suas competências ao nível da prática desportiva e da sua educação ambiental.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi