“Caminha de ponta a ponta em Kayak” dia 11 de Setembro

2010-09-07

O rio Minho volta a ser palco, no próximo dia 11 de Setembro, da segunda edição da iniciativa "Caminha de ponta a ponta em Kayak", promovida conjuntamente pelo Município de Caminha e pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), através do projecto NEA 2 - Nautismo no Espaço Atlântico.

O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), tendo em vista o desenvolvimento sustentável do ramo náutico no Espaço Atlântico.

À semelhança da primeira edição, que decorreu no passado mês de Julho, com cerca de 75 participantes, "Caminha de ponta a ponta em Kayak" consiste na descida do rio Minho em Kayak, desde Lanhelas até Caminha, num total de 8 quilómetros.

O percurso, com inicício em Lanhelas, passa pelos cais de S. Sebastião, S. Bento e Pedra Ruivas, em Seixas, cais do ferry-boat e da Rua dos Pescadores em Caminha, terminando na praia da Foz do Minho, na foz do rio Minho. Além da descida do rio em Kayak, a iniciativa integra ainda um piquenique no parque de merendas do Camarido e um percurso interpretativo (fauna e flora) de aproximadamente 4 quilómetros, na Mata Nacional do Camarido.

Esta actividade que visa a promoção turística do rio Minho e dos desportos náuticos é gratuita e limitada a 75 participantes. Os interessados devem fazer a respectiva inscrição no site do Município de Caminha (http://www.cm-caminha.pt/).