Ir para o conteúdo

Bibliotecas municipais de Melgaço e Ponte da Barca recebem esta semana encontros literários do Alto Minho

2022-10-18
Os Encontros Literários do Alto Minho, designados "As palavras que nos unem”, regressam esta semana, com passagem pelas bibliotecas municipais de Melgaço (no dia 20) e Ponte da Barca (no dia 21). A aposta passa novamente por uma programação em multiformatos, para proporcionar a participação e a integração de públicos com diversidade funcional. 

Inserida no projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, esta iniciativa vai reunir diversos autores, nomeadamente Ana Ventura e Nuno Camarneiro, em Melgaço; e António Mota e José Pedro Leite, em Ponte da Barca. 

Para assegurar a efetiva participação de todos os públicos, as sessões serão traduzidas em simultâneo para língua gestual portuguesa e estará disponível o programa em braille. A RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, que apoia a CIM Alto Minho na dinamização desta atividade, garante, por outro lado, as melhores condições possíveis no acesso físico às instalações das bibliotecas municipais. A entrada é gratuita.

No dia 20, quinta-feira, o programa conta com dois momentos na Biblioteca Municipal de Melgaço, o primeiro, às 10h00, com o tema "O menino que gritou para dentro”, dirigido a um público infantojuvenil e conduzido por Ana Ventura; e, o segundo, às 14h30, com a atuação da APPACDM e a apresentação de uma peça de teatro por um grupo de seniores amadores, seguindo-se o encontro com o escritor Nuno Camarneiro, a que se juntará Ana Ventura, para uma conversa à volta do tema "Cada leitor, uma história”. 

A iniciativa repete-se no dia 21, sexta-feira, pelas 10h30, desta vez com o escritor António Mota numa sessão para um público mais jovem designada "Eu já fui da vossa idade”; e à noite, pelas 21h30, com José Pedro Leite e novamente António Mota, cujas intervenções irão debruçar-se sobre "Poesia de viver”. João Morales fará a moderação de todas as sessões. 

Os "Encontros Literários do Alto Minho – As Palavras que nos Unem” prosseguem no dia 27, em Viana do Castelo; no dia 28, em Monção; e no dia 29, em Viana do Castelo. A primeira fase decorreu durante o mês de abril, nomeadamente em Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.

O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi