Assinados contratos de financiamento no valor de 12 milhões de euros

2010-10-14

Foram assinados no dia 14 de Outubro, em Ponte de Lima, 11 contratos de financiamento relativos a candidaturas de projectos municipais, aprovadas no âmbito do processo de contratualização entre a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, no valor global de 12 milhões de euros. Os projectos vão beneficiar de uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 9,6 milhões de euros.

O acto de assinatura teve lugar nas instalações da CIM, no decorrer da reunião quinzenal do Conselho Executivo, tendo como signatários os municípios da NUT III do Minho-Lima, nomeadamente Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, representados pelos seus presidentes.

Estes contratos de financiamento correspondem às operações apresentadas pelos municípios aos três avisos de concurso lançados pela CIM no domínio "Ciclo Urbano da Água”, do Eixo III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, para a ampliação ou reforço das redes de saneamento e abastecimento de água.

A CIM Alto Minho, ao abrigo do contrato de delegação de competências celebrado, em 19 de Dezembro de 2008, com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, é responsável pela gestão do Programa Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD), que prevê, até 2013, um investimento em projectos municipais na ordem dos 72,6 milhões de euros.