Assinados acordos de cooperação com o Governo para a criação de espaços para teletrabalho/ coworking nos territórios de baixa densidade do Alto Minho

2021-05-01

Decorreu hoje, dia 30 de abril, em Melgaço, a cerimónia de assinatura de acordos de cooperação com o Governo, para a instalação de espaços de teletrabalho/ coworking em territórios de baixa densidade do Alto Minho, nomeadamente Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. Estes acordos foram firmados pela secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, para além dos representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dos municípios abrangidos pelos referidos acordos.

A instalação dos espaços de teletrabalho/ coworking no interior é uma das medidas previstas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que aprova o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), visando contribuir para a dinamização dos territórios do interior, facilitando a fixação e atração de empresas e pessoas, como os novos nómadas digitais e de millennials, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.

Localizados em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto, estes novos espaços de trabalho vão ser disponibilizados pelos municípios e vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet. Vão ser ainda divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.

No caso particular do Alto Minho, a sua localização será no Centro de Incubação de Arcos de Valdevez; no espaço Melgaço Invest (Gabinete de Apoio ao Investidor), em Melgaço; na Biblioteca Municipal de Monção; na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Paredes de Coura; e no Fórum Cultural de Cerveira e Centro de Apoio às Empresas (CAE), ambos em Vila Nova de Cerveira.

Os municípios serão responsáveis pela divulgação destes espaços, através das respetivas páginas e redes sociais, publicando fotografias ou vídeos, para permitir a realização de visitas virtuais por parte de eventuais interessados, bem como toda a informação relativa às características do espaço, condições de utilização, calendário anual, horário de utilização e custo associado.

Nestes acordos, a CCDR-N assume o compromisso de, no âmbito da preparação do próximo Quadro de Financiamento Plurianual e no quadro do futuro PO Regional, considerar a existência de apoios à contratação e à mobilidade de trabalhadores para os referidos espaços, bem como a dotação desses espaços em termos de reorganização e/ou alterações de layout, de mobiliário e de equipamento informático.

Por seu turno, o IEFP compromete-se a disponibilizar apoios à mobilidade de trabalhadores através do Programa Trabalhar no Interior – Emprego Interior Mais e a divulgar ofertas de emprego situadas em territórios do interior, através da «Bolsa de Emprego do Interior», com o objetivo de fomentar a utilização destes espaços, quer com trabalhadores por conta própria, quer por conta de outrem.