Assinada escritura pública da AREA Alto Minho

2009-11-20

Realizou-se no dia 20 de Novembro, em Ponte de Lima, a escritura pública de alteração dos estatutos da associação denominada AREALIMA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Vale do Lima, que passa a ter a designação de AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho e a área de intervenção correspondente aos municípios da NUT III Minho-Lima.

O acto contou com a presença do vice-presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) e presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, que foi nomeado na última reunião do Conselho Executivo como representante da CIM para o cargo de presidente da direcção da AREA Alto Minho.

A associação, constituída por duas dezenas de associados, é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, com sede na Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Constitui objecto da AREA Alto Minho o de contribuir para a eficiência energética e a utilização dos recursos energéticos endógenos, preservação e defesa do ambiente, assim como para um desenvolvimento sustentável através da criação de novas actividades económicas e emprego, de soluções com menor impacto ambiental e da introdução de conceitos de eficiência energética e ambiental nos processos de planeamento e ordenamento do território.

A eleição dos novos órgãos sociais da associação teve lugar no dia 11 de Novembro, cabendo à CIM Alto Minho e ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da direcção. A mesa da Assembleia-Geral é composta pela ADENE – Agência para Energia (presidente da mesa), pelo Município de Melgaço (1º Secretário) e pelo Município de Ponte de Lima (2º Secretário). A PORTUCEL Viana assume o cargo de presidente do Conselho Fiscal.