Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho aprovou Relatório de Contas de 2013 com saldo positivo

2014-05-02

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), reunida no passado dia 28 de abril, em Arcos de Valdevez, aprovou, por unanimidade, o Relatório de Gestão e Contas de 2013, que apurou um resultado líquido positivo de 214.141,16 mil euros. Para este valor contribuiu um montante global de custos de 1.786.961,31 mil euros e um montante global de proveitos de 2.001.102,47 mil euros.

Da análise do documento, que faz a resenha do trabalho efetuado durante o ano de 2013, destaca-se a continuidade de uma gestão eficiente dos recursos colocados à disposição da CIM, que permitiram progredir no seu autoequilíbrio financeiro, assim como a sua capacidade de afirmação nas diversas áreas em que se tem envolvido e que se revelou indispensável para continuar a constituir uma agência de desenvolvimento regional de excelência a nível nacional.

No que toca à sua atividade, o ano de 2013 foi o ano da conclusão da elaboração da Estratégia e Plano Global de Ação "Alto Minho 2020”, que conduziu à celebração de um pacto territorial assinado por mais de 70 instituições públicas, privadas e associativas, fundamentais para a concretização das principais linhas de intervenção e projetos âncora definidos para o território nos próximos 10 anos. Merece também especial referência, neste âmbito, a dinamização da candidatura "Alto Minho 2014-2020 - Plano de Ação de Desenvolvimento Intermunicipal”, aprovada no âmbito do POATFEDER, tendo em vista a montagem técnica, financeira e institucional dos principais programas de ação 2014-2020, em consonância com a Estratégia e Plano Global de Ação "Alto Minho 2020”.

Também é de registar a determinação e o desempenho notável ao nível dos atuais programas de ação geridos pela CIM Alto Minho, nomeadamente: o Programa Territorial de Desenvolvimento (PTD) do Minho Lima; o PROVERE Minho IN; o Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte (GAC Litoral Norte) ou o "Centro de Mar”. Por outro lado, foi possível dar passos decisivos na execução dos projetos promovidos diretamente pela Comunidade, em particular, nas áreas da Capacitação Institucional, do Turismo de Natureza, do Empreendedorismo ou da Formação; e das iniciativas em curso de promoção da eficácia e eficiência da gestão intermunicipal, em áreas como as águas e saneamento em baixa, transportes e na própria aquisição de serviços comuns.

Por fim, vale a pena salientar as oportunidades que se abriram ainda no ciclo de programação 2007-2013, que permitiram à CIM a conceção e o desenvolvimento de novas iniciativas orientadas para o referencial estratégico "Alto Minho 2020”, destacando-se, nomeadamente, os projetos aprovados nas seguintes áreas: Alto Minho Digital (E-GOV Alto Minho - Sistema de Apoio Administrativo ao Alto Minho, "ARPAD - Arquivo digital, supressão de papel na relação administrativa e conservação do património documental” e Formação Ação Certificação Qualidade); Turismo e Natureza (Marketing Territorial "Minho IN” e "Visitação de Paisagens Biodiversas e Turismo Sustentável no Alto Minho - BIOLANDSCAPE”); Atratividade Territorial (Alto Minho INVEST e CRIARTE Alto Minho - Promoção da Criatividade Territorial no Alto Minho).