Arrancou projecto de reflorestação da Serra d’Arga

2010-11-30

O arranque formal do protocolo entre a Fundação Yves Rocher – Instituto de França e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, no âmbito do projecto Criar Bosques | Plantemos pelo Planeta, realizou-se no dia 30 de Novembro, com uma visita do presidente da Fundação, Jacques Rocher, à zona de plantação na freguesia de S. Lourenço da Montaria, Serra d’Arga, em Viana do Castelo, onde se pretende que o esforço de reflorestação tenha início.

Para o início dos trabalhos e apresentação formal do projecto, esteve também presente a presidente da Direcção Nacional da Quercus, Susana Fonseca, assim como entidades locais como o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, responsáveis dos municípios de Caminha e Ponte de Lima, da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), o presidente da Junta de Freguesia e vários colaboradores do Grupo Yves Rocher.

A Campanha "Plantemos para o Planeta” é uma iniciativa global de plantação de árvores promovida pelo PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da qual a Fundação Yves Rocher é parceira desde 2007, tendo por objectivo fomentar acções de consciencialização sobre a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar. Este compromisso internacional levará a marca Yves Rocher, até ao final de 2014, a promover, incentivar e plantar 50 milhões de árvores em todo o mundo, a meta final do projecto.

Em Portugal, o parceiro desta iniciativa, em conjunto com a Fundação Yves Rocher, é a Quercus, com o seu projecto "Criar Bosques”, que procura contribuir para a sustentabilidade e conservação de espécies, incentivando a preservação e a biodiversidade de espécies autóctones.

No âmbito do protocolo com a Quercus, a Fundação Yves Rocher compromete-se a replantar a Serra d’Arga, nos próximos quatro anos, com 5 mil árvores e arbustos autóctones pertencentes a várias espécies, de acordo com as suas características (solo, clima, orografia, exposição solar e flora), contribuindo para a sua reflorestação e promovendo a biodiversidade.

A Serra d’ Arga destaca-se a nível da conservação da natureza por apresentar uma elevada biodiversidade que permitiu a sua inclusão na Rede Natura 2000, o que se traduz na necessidade de preservar e proteger os seus habitats naturais da fauna e flora selvagens.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) desde logo se associou a esta iniciativa, destinada a recriar e a proteger a floresta autóctone portuguesa, que no caso particular do Alto Minho infelizmente tem desaparecido devido a inúmeros incêndios. Só na Serra d’Arga arderam este ano 4.032 ha, conforme o presidente José Maria Costa teve oportunidade de mostrar a Jacques Rocher, pelo que acções como estas são, no seu entender, "o início de uma esperança de recuperação de toda a mancha ardida”.

É intenção da CIM Alto Minho ampliar no futuro este tipo de iniciativas, tendo os responsáveis pela Quercus e pela Fundação Yves Rocher mostrado total abertura para aprofundar novas formas de colaboração.