AREA Alto Minho com acções de promoção de eficiência energética

2009-12-29

Na sua última reunião ordinária, realizada no dia 22 de Dezembro, o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) foi informado dos últimos desenvolvimentos registados na AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, depois de alterados os seus estatutos por escritura pública, celebrada no passado dia 20 de Novembro.

Recorde-se que com a alteração dos seus estatutos, a Agência, anteriormente denominada AREALIMA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Vale do Lima, passou a ter a designação de AREA Alto Minho e a área de intervenção correspondente aos municípios da NUT III Minho-Lima.

Constituída por duas dezenas de associados, a AREA Alto Minho tem como objectivo contribuir para a eficiência energética e a utilização dos recursos energéticos endógenos e para a preservação e defesa do ambiente. A presidência da direcção é exercida pela CIM Alto Minho, que nomeou o seu vice-presidente, Francisco Araújo, para o referido cargo.

Assim, na reunião foi dado conhecimento do apoio prestado pela Agência aos municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção, na apresentação de candidaturas tendo em vista a reformulação da eficiência energético-ambiental das piscinas municipais.

Em termos de soluções adoptadas, o Município de Monção aposta na geotermia, enquanto que os municípios de Melgaço e Arcos de Valdevez optaram pelo recurso solar, coadjuvado pelo recurso biomassa no caso de Melgaço.

O Conselho foi ainda informado da iniciativa da EDP de financiar em 80 por cento a substituição de lâmpadas nos centros escolares, por balastros electrónicos e lâmpadas eficientes, estando já a AREA Alto Minho a colaborar com os municípios da CIM na preparação das respectivas candidaturas.

O presidente da AREA Alto Minho, Francisco Araújo, deu conhecimento da submissão da candidatura "Mais com Menos” ao aviso "Promoção e Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia”, do Programa Operacional Regional do Norte, para a capacitação institucional da Agência.

Com um investimento total de cerca 400 mil euros e uma taxa de co-financiamento de 70 por cento FEDER, a presente candidatura pretende dar condições de arranque à AREA Alto Minho, dotando-a dos meios e equipamentos necessários para o desenvolvimento da sua actividade.