Ir para o conteúdo

Apresentados CD’s do “Alto Minho Ensemble” e das Bandas Filarmónicas do Alto Minho

2015-10-12

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) apresentou, no passado dia 10 de outubro, no Eventos Caffé, em Viana do Castelo, os CD’s produzidos no âmbito da iniciativa "Alto Minho Ensemble” e do projeto de capacitação das Bandas Filarmónicas do Alto Minho. Estas duas ações inseridas no projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2, tiveram a colaboração da Eventos David Martins.

Para o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, estes dois CD’s são o resultado de dois projetos inovadores, que permitiram a valorização e o reconhecimento de talentos do Alto Minho, através do desenvolvimento de competências e de novas parcerias, criando condições para que esses talentos pudessem aparecer em público. Salientou a grande qualidade dos espetáculos que foram realizados e a oportunidade de vivência de alguns espaços patrimoniais através da música, para a qual foi também importante a colaboração da Diocese de Viana do Castelo.

David Martins, produtor dos dois CD’s, destacou o contributo fundamental das bandas filarmónicas do Alto Minho na formação musical das novas gerações, dado serem maioritariamente constituídas por jovens e em que a mais pequena tem cerca de 50 elementos. "As bandas de música são um elemento detetor de jovens talentos que depois são encaminhados para as escolas profissionais, regressando mais tarde com outra formação”, sublinhou. David Martins disse ainda ser importante apostar em cursos de média duração para jovens maestros.

O "Alto Minho Ensemble” foi um projeto musical que permitiu a criação e capacitação de uma nova entidade artística com o mesmo nome, que reúne diferentes gerações de músicos oriundos ou residentes no Alto Minho (entre intérpretes, solistas e diretores musicais), com reconhecido valor ou com créditos confirmados ao nível nacional ou internacional, num total de 25 elementos. Englobou ainda a realização de um ciclo de dez concertos entre março e maio de 2015, em espaços históricos ou classificados dos dez concelhos do Alto Minho, por onde passaram mais de 2000 pessoas. O objetivo foi promover a valorização e a afirmação de recursos e novos talentos musicais da região e, simultaneamente, através da fruição de música de qualidade, contribuir para a valorização do património arquitetónico identitário do Alto Minho, fazendo corresponder a música à história e arquitetura do espaço. Este projeto terminou com a gravação e edição de um CD, com alguns dos temas tocados nos concertos, tendo em vista a promoção do "Alto Minho Ensemble” e a inclusão desta nova entidade artística na programação de outros festivais de música, servindo como veículo de afirmação do potencial artístico do Alto Minho noutras localidades do país.

Paralelamente foi desenvolvido um programa de capacitação criativa e inovação das bandas filarmónicas do Alto Minho, pelo papel que representam no panorama musical, constituindo a raiz da cultura popular portuguesa e uma das principais fontes de dinamização cultural da região. Aderiram a este projeto 11 bandas filarmónicas do Alto Minho, num total de 1000 pessoas envolvidas, entre músicos e maestros, que tiveram a oportunidade de participar em ações de capacitação orientadas por especialistas nacionais e internacionais para aperfeiçoamento da sua performance e contato com novos instrumentos. O objetivo da CIM foi promover a valorização e qualificação das bandas filarmónicas do Alto Minho e estimular a continuidade da expressão cultural e artística destes agrupamentos musicais e culturais na região. Este projeto incluiu ainda a gravação de um CD promocional, com músicas tocadas pelas bandas, para efeitos de promoção territorial.

Mais informações sobre o projeto de capacitação das bandas filarmónicas do Alto Minho, assim como vídeos, historial das bandas e respetivos contatos, estão disponíveis na seguinte página do facebook: https://www.facebook.com/bandas.filarmonicas.alto.minho. POderá ainda visualizar o vídeo do "Alto Minho Ensemble” através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=8sba69xyuOY&feature=youtu.be.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi