Apresentação do projecto PROTEC|GEORISK

2010-05-26

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove sexta-feira (dia 28 de Maio), Dia Mundial do Bombeiro, nas suas instalações de Valença, uma sessão de apresentação do projecto PROTEC|GEORISK - Protecção Civil e Gestão de Riscos no Alto Minho.

Este projecto, da responsabilidade da CIM Alto Minho, foi aprovado em Dezembro passado, no âmbito de uma candidatura lançada ao Eixo Prioritário III - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos, do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.

Trata-se de um projecto com uma forte componente de caracterização, análise e modelação espacial dos riscos naturais e tecnológicos para o território do Alto Minho, no intuito de reforçar a prevenção no domínio da protecção civil e apoiar as decisões dos municípios nas melhores soluções de gestão de risco e de planeamento da emergência.

A apresentação do projecto tem início às 14h30, seguindo-se um conjunto de intervenções relacionadas com o âmbito temático da protecção civil, nomeadamente de Carlos Bateira, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e de Daniel Robalo Simões, Segundo Comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo.

Na última parte desta sessão decorrerá ainda uma breve apresentação relativa ao tema "Os Sistemas de Informação Geográfica e a Protecção Civil”, proferida por Joaquim Mamede Alonso, professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC).

Após, realizar-se-á a primeira reunião da comissão de acompanhamento do projecto, constituída por responsáveis técnicos da CIM Alto Minho e dos seus municípios, da Universidade do Minho, da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional Norte e do Governo Civil do Distrito de Viana do Castelo.