Alto Minho TrEX já está no terreno: Nature Conservancy colabora com CIM Alto Minho na dinamização desta iniciativa inédita na Europa

2017-11-20
Está já a decorrer o "Alto Minho TrEX”, uma iniciativa inédita na Europa que visa promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.

O Alto Minho TrEx iniciou-se no passado dia 18 de novembro, no Centro Cultural em Paredes de Coura, com a realização de um workshop que contou com a participação de cerca de 60 bombeiros, técnicos, forças especiais, grupos de intervenção e científicos que discutirem e efetuaram intercâmbios sobre a cultura local do fogo, a ecologia do fogo e os desafios da sua gestão à escala da paisagem.

Agregados em grupos de brigadas e equipas, foram discutidas expetativas, procedimentos de segurança, meteorologia e comportamento do fogo. Nos dias 20 a 24 de novembro serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho.

Esta iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com a "Nature Conservancy”, organização internacional líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, é inédita na Europa e constitui uma oportunidade de capacitação dos agentes territoriais em colaboração com uma rede de trabalho reconhecida ao nível mundial, podendo ser seguida na página de facebook da Nature Conservancy  através da seguinte hashtag "TREX Prescribed Fire Training Exchange".