Alto Minho serve de base para projeto-piloto de “Empreendedorismo em Meio Rural”

2014-01-27

O secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Brito, reuniu-se no passado dia 24 de janeiro, em Viana do Castelo, com o presidente da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), José Maria Costa, para debater o projeto-piloto que será implementado nos próximos meses no Alto Minho relacionado com empreendedorismo em meio rural (EMER). A gestão do projeto vai envolver a CIM Alto Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre outras entidades regionais.

De acordo com Nuno Brito, trata-se de uma espécie de "case study” que visa criar estímulos aos pequenos produtores e empresas do ramo agroalimentar em meio rural. A área de intervenção deste projeto-piloto abrange os dez municípios da CIM Alto Minho.

O EMER pretende apoiar o empreendedorismo associado a produtos agrícolas e géneros alimentícios e criar circuitos de alimentação e produtos e serviços inovadores. O objetivo final passa por promover o emprego, sobretudo, dos jovens, contribuindo para a fixação da população em meio rural, e aumentar a competitividade e a coesão social.