Ir para o conteúdo

Alto Minho recebe segundas jornadas internacionais sobre fogos florestais (Firecamp 2015)

2015-10-13

O Alto Minho prepara-se para receber, nos próximos dias 15 e 16 de outubro, mais uma edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais (Alto Minho Firecamp 2015), que terá lugar no Cine Teatro João Verde, em Monção. Estão já inscritos mais de 300 participantes de todo o país e da vizinha Espanha, entre técnicos e especialistas nas áreas da prevenção, gestão e combate a incêndios.

Em 2013 no âmbito do projeto Protec|Georisk, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), realizaram-se as primeiras jornadas técnicas dedicadas ao paradigma dos fogos florestais, no contexto da problemática dos riscos e das alterações climáticas, sendo os incêndios florestais aquele risco de maior incidência no Alto Minho.

Dada a importância e a atualidade da temática, a CIM Alto Minho promove a segunda edição destas jornadas técnicas de informação e sensibilização, cofinanciadas pelo POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. Pretende-se, durante dois dias, debater de forma atualizada a problemática dos grandes incêndios florestais no quadro das alterações climáticas no território do Alto Minho. O primeiro dia será dedicado ao papel da administração pública na prevenção e extinção de incêndios florestais, destacando-se neste painel quer as ações desenvolvidas pela CIM Alto Minho até à data, quer ao dispositivo de prevenção e combate a incêndios florestais. O segundo dia focará o papel da sociedade e da tecnologia nos incêndios florestais, bem como o uso do fogo como uma ferramenta na prevenção e combate.

Para o desenvolvimento destes painéis, o seminário conta com a presença de ilustres investigadores, especialistas e nomes conceituados internacionalmente no panorama da prevenção e do combate a incêndios florestais, destacando-se, entre eles, Llorenç Castell, da Fundación Pau Costa (Catalunha); Juan Bautista Garcia, da Empresa Pública de Gestión Ambiental de Castilla-La Mancha (GEACAM); Guilherme Isidro, 2º Comandante da FEB (ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil); além de outros técnicos especialistas da Espanha, da ANPC e do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). João Pinho, vice-presidente do ICNF preside à sessão de abertura do seminário.

A CIM Alto Minho aproveitará também estas jornadas para dar nota dos resultados das interações e reuniões realizadas ao nível transfronteiriço, no sentido de viabilizar a curto prazo um protocolo de colaboração alargada ao nível institucional e ao nível da estruturação de iniciativas conjuntas de cooperação territorial.

Para mais informações aceda ao site http://altominhofirecamp.wix.com/2015.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi