Ir para o conteúdo

Alto Minho promove encontros de empresários com embaixadas de Moçambique e Angola

2015-05-22

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promoveu esta semana, em colaboração com a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), dois encontros entre empresários e os representantes das embaixadas de Moçambique e Angola. A iniciativa "Encontros Alto Minho INVEST”, inserida no projeto "Alto Minho INVEST”, cofinanciado pelo ON.2 - Programa Operacional da Região Norte, teve como objetivo promover a captação de investimento e fomentar o conhecimento e a aproximação dos empresários do Alto Minho aos mercados internacionais.

Assim, no dia 18, os empresários tiveram a oportunidade de se reunir com a embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Eugénia Moisés Lichal, e, no dia 21, com o representante comercial da Embaixada de Angola em Portugal, Amadeu Nunes. Durante estes encontros foram efetuadas apresentações sobre a realidade económica destes países, bem como as atuais oportunidades de negócio e prioridades de investimento.

A localização geoestratégica de Moçambique e Angola, com um mercado de proximidade de 700 milhões de habitantes; a abertura ao investimento em todos os sectores de atividade; o tratamento não discriminatório entre os investidores nacionais e estrangeiros; e a tendência de crescimento da economia destes dois países, foram algumas das vantagens apontadas pelos representantes das embaixadas. Contudo, quando questionados pelos empresários sobre algumas vicissitudes e problemas burocráticos ao investir nestes mercados, ambos foram unânimes ao considerar que "é importante insistir e persistir” e "haver vontade de trabalhar”. Outro conselho deixado aos empresários para o desenvolvimento do processo de internacionalização foi "procurarem entrar pelas vias oficiais”, contatando os organismos responsáveis, e não "pela porta do cavalo, à procura do lucro fácil”.

A visita integrou ainda reuniões com os autarcas do Alto Minho e dirigentes locais, onde foi efetuada uma apresentação do território, tendo sido demonstrada disponibilidade entre as partes para aprofundar os laços de cooperação em áreas como a educação e formação profissional, a cultura e o turismo. Destes encontros saiu também o compromisso de serem identificadas no Alto Minho áreas estratégicas de investimento, assim como empresários com investimentos nestes mercados e outros que queiram apostar na internacionalização, no sentido de promover um segundo encontro com estas embaixadas para a apresentação de um conjunto de propostas concretas e para a partilha de experiências e conhecimentos.

O próximo "Encontro Alto Minho INVEST” realiza-se no dia 6 de julho, com o embaixador da Alemanha, Ulrich Brandenburg, estando ainda a ser estabelecidos contatos com os representantes das embaixadas da Argentina, Espanha, Perú e Noruega para encontros idênticos.

As apresentações dos representantes das embaixadas de Moçambique e Angola estão disponíveis no site da CIM Alto Minho, em /gca/index.php?id=191.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi