Ir para o conteúdo

Alto Minho participa no TREX Niobrara Valley, nos EUA

2023-04-14
Dois representantes do Alto Minho (um técnico e um sapador florestal) participam numa ação de intercâmbio formativo em Omaha, no Estado do Nebraska, nos Estados Unidos, na sequência da realização do "Alto Minho TREX 2023”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em fevereiro passado. 

É a primeira vez que esta ação formativa, designada "Niobrara Valley Prescribed Fire Training Exchange”, acolhe participantes do Alto Minho. Ambos os elementos representam não só as suas agências, mas também toda a sub-região do Alto Minho. 

A sua participação neste evento formativo resulta da disponibilidade e colaboração da organização não governamental estadunidense "The Nature Conservancy”, parceira da CIM Alto Minho na organização do Alto Minho TREX desde 2017, e resulta do reconhecimento destes operacionais e de todas as agências da sub-região do Alto Minho no esforço conjunto de implementar o fogo prescrito, no cumprimento de objetivos para a conservação dos ecossistemas e da paisagem.

Durante 15 dias, os dois elementos irão participar em ações de intercâmbio formativo relacionadas com a ecologia do fogo, técnicas de condução e de ignição nas pradarias americanas e de pirometeorologia. 

Para além dos representantes do Alto Minho, participam, nesta ação, elementos operacionais da Europa, América Latina, EUA e Canadá. 

A enriquecedora experiência servirá para a adaptação de conhecimentos e técnicas para o território do Alto Minho, mediante a divulgação e partilha com os demais elementos da região, estando em linha com o principal objetivo do "Alto Minho TREX” – a partilha de conhecimento.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi