“Alto Minho INVEST”: Ação Promocional reúne 20 embaixadas e câmaras de comércio em Lisboa

2015-06-29

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realizou no passado dia 25 de junho, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, uma iniciativa de promoção territorial do Alto Minho e dos seus atributos, enquanto fatores decisivos para a competitividade e atratividade empresarial e turística da região.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira e o presidente da CIM e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa foram os oradores e anfitriões de um evento que contou com a presença de representantes das embaixadas da Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, China, Colômbia, Croácia, França, Japão, Luxemburgo, México, Paraguai, Perú, República-Checa, Rússia, Uruguai, das Câmaras de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, Luso-Francesa e Luso-Mexicana e ainda da Casa do Minho, em Lisboa.

Com os seus cerca de 250.000 habitantes, a região do Alto Minho situa-se a menos de 60 minutos dos aeroportos do Porto e de Vigo e tem vindo a consolidar-se enquanto destino turístico premium, com uma oferta integrada de praia, natureza, gastronomia, hotelaria ou desportos náuticos, ancorada em serviços de excelência.

O Alto Minho tem vindo a tornar-se, também, cada vez mais apelativo para os empresários e investidores internacionais, sendo de destacar um reforço substancial da sua orientação exportadora (43,7%), bastante superior à da Região do Norte e de Portugal e um superavit da balança comercial de bens (123% contra 72% ao nível nacional), com saldo crescente nos últimos anos e recorde em 2013.

A ideia central que norteia a Estratégia "Alto Minho 2020”, apresentada aos convidados pelo presidente da CIM, são a valorização dos recursos do território através da combinação de modelos produtivos que oferecem um posicionamento completo em cadeias produtivas internacionais e da projeção da visibilidade e imagem externa e da qualidade de vida a segmentos alvo para fins de investimento empresarial, turísticos ou residenciais.