"Alto Minho Greenways": Trilho de Germil, em Ponte da Barca, no próximo sábado

2013-07-18

Este percurso, com uma extensão de 7,8 km, tem início junto à Igreja de Germil, no sopé da Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Ponte da Barca.

Percorrendo o caminho empedrado do interior do núcleo rural de Germil, que vai subindo gradualmente, vencem-se os declives da montanha e avistam-se as majestosas paisagens sobre as Serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Após a passagem por um riacho e pelas poldras, segue-se pelo empedrado, para posteriormente se entrar num caminho pastoril aberto pela passagem dos rebanhos e dos garranos. Escassos metros depois, este caminho desemboca na estrada municipal na qual se segue por uns minutos e rapidamente se vira para um caminho que acompanha o rio de Germil. Neste troço final do percurso o caminhante é surpreendido por uma magnífica vegetação ripícola, rodeada por belíssimos exemplares de carvalhos, freixos, entre outros. Pouco a pouco, depois de uma pausa para refrescar o corpo nas águas límpidas deste rio, avistam-se as primeiras casas de Germil de Baixo. Antes de se chegar a esta povoação, faz-se uma curta e obrigatória paragem neste bucólico lugar para se observar os espigueiros de elevado valor cultural e arquitetónico. Aproxima-se, então, o momento da despedida de Germil, mas não sem antes lembrar a importância destes povoamentos de montanha na preservação das tradições, usos e costumes e da paisagem cultural que esta aldeia proporciona!

Este percurso verde enquadra-se na iniciativa "Alto Minho Greenways”, ação promocional desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), que visa valorizar a rede de percursos verdes do Alto Minho. Procura-se, através da agregação de políticas, vontades e interesses públicos e privados, que as ecopistas, ecovias e percursos pedestres integrem e catalisem novos produtos turísticos no Alto Minho, que sirvam a região e as comunidades locais, numa lógica de desenvolvimento sustentável, dos seus recursos, sistemas e funções ambientais, em articulação com os restantes produtos turísticos âncora do território (nomeadamente, mar e rio, saúde e bem estar, enogastronomia, solares e aldeias, centros históricos e património, golfe, arte, cultura e criatividade, etc.).

As principais ações da iniciativa "Alto Minho Greenways" inserem-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).