Alto Minho Greenways: "O caminho faz-se caminhando"

2013-06-27

A singularidade das paisagens do Alto Minho, associada ao seu vasto e rico património ambiental, constitui um valor que é fundamental não apenas preservar, mas também promover.

Com efeito, a maior parte do território do Alto Minho encontra-se enquadrado em espaços naturais, enquanto áreas classificadas e protegidas em termos de conservação e proteção da natureza. Destaca-se, desde logo, o único Parque Nacional – o Parque Nacional da Peneda-Gerês - classificado em 2009 pela UNESCO como Reserva da Biosfera, a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a Paisagem Protegida do Corno de Bico e os biodiversos e extensos sítios de importância comunitária e zonas de proteção especial relacionados com os rios Minho e Lima, com o Litoral Norte e com a Serra d’Arga.

Este conjunto de notáveis recursos e valores ambientais, associados ao clima temperado e a um mercado de proximidade de mais de 3 milhões de pessoas a menos de 60 minutos de distância, tornam o Alto Minho particularmente atrativo para a realização de experiências ecoturísticas, encarando esta oportunidade como uma nova forma de olhar e explorar os territórios numa lógica de valorização económica sustentável dos recursos ambientais dos seus territórios de baixa densidade.

Neste contexto, com o objetivo de promover esta singular rede de percursos verdes do território do Alto Minho, surge a ação promocional "Alto Minho Greenways”. Esta iniciativa conjunta da CIM Alto Minho e dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, visa promover o turismo natureza no Alto Minho: (i) proporcionando condições de visitação de todo este património natural do Alto Minho, através da definição/marcações de trilhos, criação de centros de interpretação, infraestruturação de ecovias e percursos clicáveis, de pontos de permanência; (ii) apoiando a estruturação, certificação e internacionalização da oferta de percursos verdes do Alto Minho; (iii) valorizando economicamente os seus recursos ambientais, mobilizando e divulgando para esse efeito a oferta existente de empresas de animação turística (cerca de 30) que disponibilizam este tipo de atividades no território; (iv) contribuindo para a prática regular de atividade física e de lazer em espaços naturais e aumentando a consciencialização e educação ambiental; (v) caraterizando e divulgando os principais recursos, experiências e oferta ecoturística do Alto Minho, quer através do site altominho.pt, quer através de um guia de atividades ecoturísticas do Alto Minho que em breve serão apresentados.

O próximo percurso organizado acontece no dia 29 de junho e percorre o troço do Trilho da Grande Rota da Ribeira Minho, em Vila Nova de Cerveira também conhecida como Vila das Artes, pelo seu envolvimento em eventos culturais de renome, como é o caso da Bienal de Cerveira (fundada em 1978 pelo pintor Jaime Isidoro), entre outros. Mas até dia 27 de julho vão realizar-se outros trilhos para explorar e dar a conhecer a singularidade das paisagens e a genuinidade da cultura do Alto Minho.

Neste percurso os caminhantes terão a companhia de uma convidada especial, Carolina Patrocínio. Carolina Patrocínio é uma jovem apresentadora de televisão, nascida em 1987, em Lisboa. Estreou-se no programa dos sábados de manhã Disney Kids na SIC. Co-apresentou os programas da SIC Tá a Gravar e XXS, com Pedro Ramos, e TGV com João Manzarra. Atualmente conduz a rubrica O Mundo de Carolina do programa Fama Show (SIC).

Esta estratégia de valorização da rede de percursos verdes pretende, pois, sustentar-se na agregação de políticas, vontades e interesses públicos e privados, procurando que as ecopistas, ecovias e percursos pedestres integrem e catalisem novos produtos turísticos no Alto Minho, que sirvam a região e as comunidades locais, numa lógica de desenvolvimento sustentável, dos seus recursos, sistemas e funções ambientais, em articulação com os restantes produtos turísticos âncora do território (nomeadamente, mar e rio, saúde e bem estar, enogastronomia, solares e aldeias, centros históricos e património, golfe, arte, cultura e criatividade, etc).

No primeiro ano desta iniciativa, em 2012, a CIM Alto Minho promoveu oito percursos pedestres pelo património natural e ecológico dos dez concelhos do território nos quais participaram cerca de 400 caminheiros. Na edição deste ano estão a ser promovidos nove percursos desenhados para dar a conhecer as potencialidades turísticas deste território, um em cada fim de semana, e que passam, todos eles, por paisagens protegidas de rara beleza natural. No total, considerando que as inscrições superaram todas as expetativas, e já estão neste momento esgotadas, esta iniciativa contará com mais de 600 participantes, representando um balanço final de cerca de 1000 participantes que, certamente, voltarão ao Alto Minho para realizar experiências de turismo de natureza, tornando-se embaixadores do Alto Minho em Portugal e além-fronteiras.

As principais ações da iniciativa "Alto Minho Greenways" inserem-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).