Alto Minho Greenways: CIM promove segunda edição entre maio e julho de 2013

2013-05-15

Partir à descoberta dos caminhos verdes do Alto Minho é o convite que a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) faz até julho próximo, no âmbito da iniciativa "Alto Minho Greenways”, propondo todas as semanas a realização de um percurso temático diferente, o primeiro já no próximo dia 25 de maio, em Melgaço, pelo Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro.

No total são nove os percursos que serão promovidos pelos dez concelhos do Alto Minho, entre maio e julho de 2013, permitindo, assim, ir consolidando uma proposta de rede regional de percursos verdes potencialmente enquadrável na rede internacional da European Greenways Association, associação da qual a Comunidade Intermunicipal é membro efetivo. A finalidade é reforçar a imagem dos caminhos verdes do Alto Minho (ecovias, percursos pedestres, vias ciclo-turísticas, observação de avifauna, etc.) no país e no estrangeiro.

A primeira edição desta iniciativa, realizada no ano passado, colocou em destaque oito caminhos verdes do território, superando todas as expectativas da organização, pela adesão de mais de quatro centenas de participantes, entre pedestrianistas, órgãos de comunicação social, jornalistas da especialidade, associações, agentes de turismo e diversas empresas de animação turística. Nesta segunda edição, para além das caminhadas, está prevista a realização de percursos em bicicleta.

Assim, depois do Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro (Melgaço), no dia 25 de maio, seguem-se os seguintes percursos: Ecovia do Rio Lima (Percurso das Lagoas) (Ponte de Lima), no dia 8 de junho (caminhada e bicicletada); Trilho do Ramiscal (Arcos de Valdevez), no dia 10 de junho; Trilho das Azenhas (Viana do Castelo), no dia 22 de junho; Troço da Grande Rota da Ribeira Minho (Vila Nova de Cerveira), no dia 29 de junho; Trilho da Foz do Rio Manco (Ecopista do Rio Minho) (Monção/ Valença), no dia 6 de julho (caminhada e bicicletada); Trilho por entre o mar e a montanha (Caminha), no dia 13 de julho (caminhada noturna); Troço de Germil (Ponte da Barca), no dia 20 de julho; e Trilho dos Miliários (Paredes de Coura), no dia 27 de julho.

Esta iniciativa será desenvolvida com o apoio dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, e terá o acompanhamento de três técnicos qualificados, que elucidarão os participantes sobre os aspetos de maior interesse em cada caminhada do ponto de vista paisagístico, ecológico, histórico e cultural.

A participação em qualquer um dos percursos é gratuita, podendo as inscrições ser feitas no site www.cim-altominho.pt. A cada participante será oferecido o passaporte "Alto Minho Greenways”, para colocação dos carimbos relacionados com cada trilho, como forma de atestar a sua passagem pelos vários caminhos verdes do Alto Minho.

Refira-se que o "Alto Minho Greenways” corresponde a uma das ações do projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, desenvolvido pela CIM e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).

Inscrições aqui.