“Alto Minho Greenways”: CIM promove no próximo fim de semana caminhos verdes de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez

2013-06-05

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realiza no próximo fim de semana (dias 8 e 10 de Junho), no âmbito da iniciativa "Alto Minho Greenways”, dois percursos pedestres e um passeio de bicicleta pelo património paisagístico, ecológico e cultural dos concelhos de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez.

O ciclista vianense Luís Leão Pinto, vencedor da maratona de BTT Titan Desert 2013, é um dos participantes do percurso ciclável que se realiza no próximo sábado (dia 8 de junho), em Ponte de Lima, pela ecovia do rio Lima (percurso das Lagoas).

Paralelamente decorrerá também um percurso pedestre com o mesmo itinerário, tendo como principais pontos de interesse, entre outros, o centro histórico de Ponte de Lima, as paisagens marginais do rio Lima, o Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a flora ripícola e os observatórios de avifauna.

A ecovia do rio Lima tem início na vila de Ponte de Lima, junto à ponte romana e medieval, com uma extensão aproximada de 14 km (ida e volta), num percurso ciclável e linear, de baixa dificuldade, apto para qualquer pessoa, que permite ligar até à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos ou seguir até Viana do Castelo, pelos caminhos de acesso às veigas. Esta estrutura foi preparada e adaptada para uma prática desportiva saudável em comunhão com a natureza, destacando-se pela sua magnitude e beleza, localização e ainda pelo serpentear do rio Lima.

No dia 10 (segunda-feira), o destino escolhido é Arcos de Valdevez, com um percurso pedestre pelo trilho do Ramiscal. O professor João Honrado, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e coordenador do grupo de investigação Biodiversidade e Ecologia da Conservação do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, acompanhará este percurso, fazendo ao longo do seu trajeto, com uma extensão aproximada de 7,2 km, uma leitura e interpretação da paisagem envolvente, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta ação promocional dos caminhos verdes do Alto Minho – "Alto Minho Greenways” vai continuar até ao final do mês de julho, com outras propostas pelos restantes concelhos do território, são elas: Trilho das Azenhas (Viana do Castelo), no dia 22 de junho; Troço da Grande Rota da Ribeira Minho (Vila Nova de Cerveira), no dia 29 de junho; Trilho da Foz do Rio Manco (Ecopista do Rio Minho) (Monção/ Valença), no dia 6 de julho (caminhada e bicicletada); Trilho por entre o mar e a montanha (Caminha), no dia 13 de julho (caminhada noturna); Troço de Germil (Ponte da Barca), no dia 20 de julho; e Trilho dos Miliários (Paredes de Coura), no dia 27 de julho.

Inserida no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), esta iniciativa pretende promover a imagem da rede regional de percursos verdes (ecovias, percursos pedestres, vias cicloturísticas, observação de avifauna, etc.) potencialmente enquadrável na rede internacional da European Greenways Association, associação da qual a CIM é membro efetivo.

A participação em qualquer um dos passeios é gratuita, podendo as inscrições ser feitas através do site da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt). Esta iniciativa será desenvolvida com o apoio dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, e terá o acompanhamento de técnicos qualificados, que irão guiar os participantes na descoberta e interpretação do território, do ponto de vista paisagístico, ecológico, histórico e cultural.