“Alto Minho Greenways”: Canoísta Fernando Pimenta participou no Trilho da Serra d’Arga

2012-10-23
O canoísta olímpico Fernando Pimenta, que conquistou a medalha de prata na prova de K2 1.000 metros nos Jogos Olímpicos de Londres, participou no passado sábado (dia 14 de outubro), no Trilho da Serra d’Arga (Lobo Atlântico), pelos concelhos de Caminha e Ponte de Lima. Tratou-se de um percurso organizado pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), no âmbito da iniciativa "Alto Minho Greenways”, que contou com mais de 60 pedestrianistas participantes.

Para Fernando Pimenta, esta foi uma experiência "fantástica” em pleno coração da Serra d’Arga, que permitiu "conhecer mais um pouco” a história desta área de paisagem protegida, aconselhando "vivamente” este percurso a todos aqueles que gostam do contato com a Natureza.

Localizada numa região que se divide por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha), a Serra D’Arga situa-se entre os rios Lima e Minho, proporcionado vistas deslumbrantes sobre as vilas de Caminha e Ponte de Lima.

O percurso pedestre, Trilho da Serra d’Arga (Lobo Atlântico), é um percurso circular de pequena rota, com uma extensão de cerca de 8 km, que percorre a Serra d’Arga, entre os concelhos de Ponte de Lima e Caminha. Repleta de património natural como quedas de água, piscinas naturais, terrenos férteis e diversidade de espécies botânicas, a Serra d'Arga é uma das zonas mais harmoniosas do distrito.

A iniciativa "Alto Minho Greenways” insere-se no projeto InterAM – Integração do Alto Minho em Redes Internacionais de Percursos Cicláveis e Pedestres, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte). A finalidade é reforçar a imagem dos caminhos verdes do Alto Minho no país e no estrangeiro.

Até 17 de novembro realizam-se mais quatro percursos, de um conjunto de oito iniciados no passado dia 29 de setembro, são eles: o Trilho de Entre Ambos os Rios (Ponte da Barca), no dia 27 de outubro; o Trilho do Forte de Montedor (Viana do Castelo), a 3 de novembro; o Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas (VN Cerveira), no dia 10 de novembro; e o Trilho da Foz do Rio Manco (Monção e Valença), a 17 de novembro.