Alto Minho garante certificação como uma das primeiras Estações Náuticas de Portugal

2018-11-16

A região do Alto Minho acaba de ser reconhecida como uma das Estações Náuticas de Portugal, selo de qualidade atribuído na sequência de um processo de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) à Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

Para o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, que marcou hoje presença na cerimónia pública de entrega deste certificado, na Alfândega do Porto, este conceito de Estação Náutica reforça a aposta que tem vindo a ser feita pelos municípios do Alto Minho no sector da náutica e a capacidade de atração do território no âmbito das atividades turísticas náuticas.

Refira-se que o projeto de criação de uma rede de Estações Náuticas em Portugal foi desencadeado pela Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar (a partir das experiências existentes em França e em Espanha), lançando o desafio aos territórios e entidades e organizações que detêm competências na área da náutica, para a certificação dos mesmos enquanto Estações Náuticas, face ao potencial que o país apresenta em matéria de turismo náutico.

Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver redes de oferta turística náutica de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que incluam a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

A certificação do Alto Minho como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho dos municípios na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e regional que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade, que promova o território como um destino de excelência para a prática de atividades náuticas.