Ir para o conteúdo

Alto Minho FIRECAMP 14 a 16 de maio: Protec | Georisk - Proteção Civil e Gestão de Riscos no Alto Minho

2013-04-05

O Alto Minho prepara-se para receber, nos dias 14, 15 e 16 de maio, no CAE (Centro de Apoio às Empresas) de Vila Nova de Cerveira, o seminário final do PROTEC | GEORISK – Proteção Civil e Gestão de Riscos no Alto Minho, um projeto promovido pela Comunidade intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), que visou o desenvolvimento de um sistema de informação (geográfico) de suporte às atividades de análise e monitorização dos riscos no Alto Minho, em particular dos incêndios florestais.

Apoiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 - Eixo Prioritário III - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos, o PROTEC|GEORISK integrou um conjunto de ações, designadamente o desenvolvimento e implementação de um sistema de informação geográfica e monitorização que permita a reunião, tratamento e organização das bases de dados disponíveis e a definição e análise dos fatores de risco existentes; a implementação de metodologias de análise e modelação espacial dos fenómenos de risco, no sentido de identificar vulnerabilidades e contribuir para o desenho de medidas de prevenção; e a proposta de medidas de planeamento territorial ajustados aos fatores de risco identificados e à realidade das dinâmicas territoriais e sociais do Alto Minho.

A CIM Alto Minho estruturou esta iniciativa de âmbito ibérico, em colaboração com os seus dez municípios associados e os Serviços Municipais de Proteção Civil de Vila Nova de Cerveira, para dar a conhecer os principais outputs do projeto PROTEC | GEORISK ao nível da cartografia de localização de riscos no Alto Minho e sensibilizar os agentes de proteção civil para a problemática do risco, no contexto das alterações climáticas, de maior incidência no Alto Minho: os incêndios florestais. Por outro lado, pretende-se analisar e discutir o problema do risco potencial dos incêndios florestais e, em particular, dos Grandes Incêndios Florestais (GIF) que, ano após ano, devoram milhares de hectares de floresta da Península Ibérica.

Deste modo, o seminário focará, com maior detalhe, o tema "A Mudança Climática e o Risco Potencial dos Grandes Incêndios Florestais. Estamos preparados?”, englobando assim um ciclo de conferências inédito em Portugal, ao qual deu-se o nome de "FIRECAMP” (conceito americano), para fazer alusão ao centro nevrálgico de decisão dos grandes incêndios florestais, onde se reúnem todos os recursos para o combate. O seminário conta com um programa de elevado valor técnico e a presença de ilustres investigadores, especialistas e responsáveis por unidades operacionais de combate, conceituados internacionalmente. Uma iniciativa, deste âmbito, nunca antes realizada em Portugal, pensada para técnicos, combatentes, responsáveis da administração com competências na defesa da floresta contra incêndios (DFCI), agentes da proteção civil e estudantes nas áreas da proteção civil e florestas.

O primeiro dia será dedicado ao papel da administração pública na prevenção de riscos e ao dispositivo de prevenção e combate a incêndios florestais; o segundo dia focará a influência da meteorologia e da mudança climática nos incêndios florestais, bem como o uso do fogo como uma ferramenta na prevenção e combate. O terceiro dia engloba uma ação de informação de carácter mais técnico e uma sessão prática de fogo de supressão (fogo tático e contrafogo) no concelho de Vila Nova de Cerveira, dirigida a profissionais do setor.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi