Alto Minho Ensemble apresenta ciclo de concertos de valorização patrimonial

2015-03-18

Entre março e maio de 2015, o Alto Minho vai ser palco de um ciclo de dez concertos – o "Alto Minho Ensemble”, em espaços históricos ou classificados da região. A iniciativa apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em conferência de imprensa, arranca já no próximo sábado, dia 21 de março, em Paredes de Coura, na Igreja de Ferreira, com a interpretação de uma das peças mais populares da música barroca -"As Quatro Estações” de Vivaldi. Percorre, depois, os outros concelhos do Alto Minho, terminando no dia 22 de maio, em Monção. Todos os concertos têm início às 22h00 e são de entrada livre.

Inspirado num conceito de sucesso – o projeto "Sons da História”, desenvolvido entre 1996 e 2004, pelas suas predecessoras, as Associações de Municípios dos Vales do Minho e Lima, o "Alto Minho Ensemble” apresenta no seu programa diversas características inovadoras. Assim, pela primeira vez, reúne diferentes gerações de músicos oriundos do Alto Minho ou que aqui exercem a sua atividade profissional, com reconhecido valor ou com créditos confirmados ao nível nacional ou internacional, num grupo constituído de raiz e com o mesmo nome do projeto – "Alto Minho Ensemble”.

"Todos os músicos foram formados em escolas de música da região ou são cá professores. Este é um estímulo para que todos os profissionais possam continuar o seu trabalho, com mais determinação", sublinhou Jorge Mendes, vice-presidente da CIM Alto Minho.

O objetivo é promover a valorização e a afirmação de recursos e novos talentos musicais do Alto Minho e, simultaneamente, através da fruição de música de qualidade, contribuir para a valorização do património arquitetónico identitário do Alto Minho. Recorde-se que o Alto Minho é a NUT III do Norte de Portugal com mais Monumentos Nacionais classificados (num total de 52), pretendendo-se que este ciclo de concertos seja um novo produto cultural que contribua, também, para reforçar a notoriedade dos espaços históricos da região. Para o efeito, integra no seu programa uma vasta oferta de atividades complementares que vão permitir, por um lado, a vivência do património histórico e, por outro, a utilização da animação musical e patrimonial como forma de promoção turística.

A abertura e disponibilização para visita de espaços históricos e patrimoniais, museus e núcleos museológicos, exposições, assim como a realização de visitas guiadas e de percursos pedestres, são algumas das atividades que serão realizadas em cada concelho no dia do concerto, num dia que se pretende que seja de "património aberto”, numa ação de colaboração estreita entre os municípios do Alto Minho e a Diocese de Viana do Castelo.

Para Jorge Mendes trata-se de "um bom exemplo de parceria", nomeadamente, entre os dez municípios que lançam uma programação conjunta, a Diocese de Viana do Castelo que disponibiliza os espaços onde vão decorrer os concertos e o produtor de eventos David Martins, que reuniu os melhores músicos da região. Por outro lado, segundo o vice-presidente da CIM, esta iniciativa contribui igualmente para contrariar a sazonalidade turística do Alto Minho, caracterizada por uma concentração acentuada da procura turística nos meses de verão.

O repertório do "Alto Minho Ensemble” engloba cinco programas musicais, a saber: 4 Estações de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Sabat Mater de Vivaldi, Arias de Bach, Concertos e Concertti Grossi de vários compositores do período barroco. A direção artística é de Sergey Arutyunyam.

Este projeto musical inclui ainda a gravação e edição de um CD, tendo em vista a posterior promoção do "Alto Minho Ensemble” e a inclusão desta nova entidade artística na programação de outros festivais de música, servindo como veículo de afirmação do potencial artístico do Alto Minho noutras localidades do país.
O "Alto Minho Ensemble” corresponde a uma das ações do projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Norte – ON.2.

A programação do "Alto Minho Ensemble” e das ações complementares pode ser consultada na seguinte página do site da CIM Alto Minho: /gca/index.php?id=188.