Ir para o conteúdo

Alto Minho discute dia 8 em Monção passagem da linha de alta tensão no território

2014-01-29

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove no próximo dia 8 de fevereiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Monção e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho), uma sessão de esclarecimento e debate sobre o impacto da passagem da linha de alta tensão prevista para o território do Alto Minho.

Esta sessão que terá lugar no Cine Teatro João Verde, em Monção, a partir das 15h00, é dirigida ao público em geral e visa, por um lado, informar acerca deste projeto e respetivos impactes ambientais, que se encontram em fase de consulta pública, até 13 de fevereiro, nos municípios abrangidos e no sítio da internet www.apambiente.pt, e, por outro, auscultar a opinião da população relativamente aos mesmos. Para analisar esta temática e apontar algumas sugestões e propostas, foram convidados diversos especialistas de saúde pública e ambiental.

Refira-se que este projeto prevê a construção de uma linha elétrica de 400 KV desde Fontefria, em território galego, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte (RNT), operada pela empresa Rede Elétrica Nacional (REN), atravessando, potencialmente, 121 freguesias de oito dos dez concelhos do Alto Minho e de Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

No concelho de Monção, o projeto abrange as freguesias de Riba de Mouro, Tangil, Merufe, Portela, Abedim, União das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, União das Freguesias de Ceivães e Badim e União das Freguesias de Anhões e Luzio.

O programa da sessão de esclarecimento e debate, a ficha de inscrição e outras informações sobre esta iniciativa encontram-se disponíveis no site da CIM Alto Minho em /gca/index.php?id=145.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi