Alto Minho dinamiza Concurso de jovens talentos nas áreas da Música e Arte

2022-02-25

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a promover o Concurso de Música e Arte, no qual poderão participar jovens talentos nas áreas da Música, Media Art, Vídeo, Arquitetura e Arte Pública. Os interessados poderão participar mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, na respetiva categoria do concurso, cumprindo as normas do regulamento existente.

Na categoria de Música, haverá três instrumentos em concurso (violino, flauta transversal e percussão tradicional), em dois escalões, para talentos musicais residentes, naturais, estudantes ou que tenham uma relação direta com entidades associativas, musicais, locais e regionais do Alto Minho. A data limite de inscrição, na categoria de música, é 15 de abril.

Nas quatro restantes categorias (Media Art, Vídeo, Arquitetura e Arte Pública), os participantes poderão ser provenientes de outras localidades, fora do âmbito geográfico do Alto Minho. Nestas categorias, a data limite de inscrição e submissão dos trabalhos é 20 de abril.

O júri selecionará os três melhores trabalhos ou interpretações musicais para uma final, em data que será brevemente anunciada.

Com o propósito de identificar e promover talentos artísticos, este concurso visa também dar a conhecer o riquíssimo património material e imaterial do Alto Minho e os seus recursos naturais e turísticos.

De acordo com o regulamento geral, e com as particularidades de cada categoria, pretende-se que os concorrentes se inspirem no Alto Minho para produzirem trabalhos artísticos que poderão vir a ser premiados com apresentações públicas e/ou exposições e com a participação em masterclasses temáticas.

Mais informações podem ser obtidas na página web da CIM Alto Minho, através do link /gca/index.php?id=388, onde se encontram disponíveis o regulamento e as fichas de inscrição.

Quaisquer esclarecimentos relativos ao presente concurso deverão ser solicitados através do email geral@cim-altominho.pt, ou do telefone 258 800 200.

O Concurso de Música e Arte corresponde a uma das atividades do projeto RIMA - Rede Intermunicipal de Música & Arte, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, no âmbito do PO Norte 2020, tendo em vista a valorização do património natural e cultural e dos recursos identitários associados à música e à arte.