Ir para o conteúdo

Alto Minho debate experiências de valorização económica de ativos culturais e patrimoniais

2018-12-07
"Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Balanço & Perspetivas” é o tema do seminário que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 09h00, na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença. O objetivo é debater temas chave como inovação, tendências tecnológicas e estratégias de promoção e valorização económica e turística de recursos culturais e patrimoniais, através da apresentação de estudos de caso, experiências e boas práticas nacionais e internacionais.

Inserido no projeto "Inova Alto Minho - Qualificação e Inovação dos Sistemas Competitivos Territoriais do Alto Minho”, cofinanciado pelo NORTE 2020, este seminário prossegue a estratégia da CIM Alto Minho, em articulação com os seus Municípios associados, de valorização económica dos principais ativos culturais e patrimoniais com vocação turística no território, tendo em consideração que o Alto Minho é a NUTS III da Região do Norte com maior número de monumentos nacionais classificados.

Esta iniciativa enquadra-se igualmente no presente Ano Europeu do Património Cultural, o qual visa dar visibilidade à importância e transversalidade da cultura e do património em todos os setores da sociedade. Como forma de assinalar esta iniciativa será transmitido um depoimento do coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural, Guilherme d’Oliveira Martins, destacando-se, igualmente, no decorrer do seminário, a assinatura de um acordo de colaboração entre o Turismo de Portugal e a CIM Alto Minho, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, para efeitos de dinamização do projeto "Aldeias do Alto Minho - Cycling & Walking”.

Relativamente ao programa do seminário, este terá o seguinte formato: durante a manhã realiza-se um painel em sessão plenária, subordinado ao tema "Estratégias de Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Balanço & Desafios para 2030”; e, durante a tarde, duas sessões temáticas paralelas, nomeadamente a Sessão I - "Tendências, Inovação e Tecnologia na Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Estudos de Caso” e a Sessão II - "Estratégias Territoriais de Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Estudos de Caso”, onde serão apresentados estudos de caso, experiências e boas práticas nacionais e internacionais, relacionadas com inovação, tendências tecnológicas e estratégias territoriais de promoção e valorização económica da cultura e património.

Estão já confirmadas para a sessão de abertura as presenças de José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Jorge Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença; Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); e António Ponte, diretor da Direção Regional da Cultura do Norte. 
No painel da manhã participam como oradores Fernando Pádua Azevedo, em representação do ICOMOS Portugal - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios; Margarida Alçada, consultora nas áreas de património e turismo cultural; e Júlio Pereira, primeiro secretário da CIM Alto Minho. Rosa Cortez, secretária técnica da Autoridade de Gestão do PO Norte 2020, será a moderadora deste painel. 

Nas duas sessões da tarde participam reconhecidos especialistas nas áreas temáticas em apreço, nomeadamente na Sessão I: Álvaro Campelo, professor associado da UFP e investigador no campo da antropologia social e cultural; Xosé Manuel González Reboredo, antropólogo da Galiza e presidente da Xunta Reitora do Museo do Pobo Galego; Marcos Couto, duty manager do Museu World of Discoveries; José Lino Fonseca Ramos, administrador da Parques de Sintra - Monte da Lua; e Jorge Sobrado, vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu. Na Sessão II serão oradores Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico; Patrícia Brás, do Museu de Lamego; Gualberto Ricci Curbastro, vice-presidente da Azienda Agricola Ricci Curbastro (Itália); e Carlos Martins, antigo diretor executivo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Pedro Faria, coordenador do Grupo de Engenharia Informática e Multimédia do IPVC; e Jorge Esparteiro Garcia, presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença – IPVC, serão os moderadores das sessões temáticas paralelas.

O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis em /gca/index.php?id=308. A inscrição é gratuita.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi