Alto Minho adaPT: Seminário visa debater estratégias de adaptação às alterações climáticas

2017-11-27
Promover o debate público e a concertação de estratégias intermunicipais de adaptação às alterações climáticas é o objetivo central do seminário "Alto Minho adaPT - Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas", que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 4 de dezembro, a partir das 14h00, na Villa Moraes, em Ponte de Lima. A iniciativa contará no encerramento com a intervenção do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), este seminário insere-se num projeto da CIM Alto Minho que visa a elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), através da definição das medidas de adaptação às alterações climáticas para todas as áreas sectoriais e prioritárias, num processo de consensualização de objetivos e de prioridades, envolvendo a participação ativa dos diversos agentes que intervêm no território e da sociedade civil, em geral.

Para o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, "este seminário é uma oportunidade para debater os desafios que as manifestações de mudança climática aportam para o território do Alto Minho e planear a sua adaptação, transformando-o numa região mais resiliente.”

De referir que, no âmbito da sua estratégia de atuação ao nível intermunicipal e no que concerne ao combate às alterações climáticas, a CIM tem já adotado algumas medidas de mitigação, em conjunto com os dez municípios do Alto Minho, nomeadamente através da adesão à iniciativa da Comissão Europeia "Pacto de Autarcas”; da intervenção nos sistemas de iluminação pública (instalação de tecnologia LED); da elaboração do programa de ação para o controlo das perdas nas redes de distribuição pública de água dos municípios; ou da modelação da cartografia de localização e integração dos riscos naturais, mistos e tecnológicos identificados para o território.

A partilha de saber e de experiências com outras regiões e projetos análogos constitui um importante contributo para o desenvolvimento do PIAAC, razão pela qual o seminário integra no seu programa quer a apresentação da abordagem que tem vindo a ser adotada na Galiza em matéria de alterações climáticas, quer a divulgação dos principais resultados do projeto ClimAdaPT.Local.

A apresentação das principais linhas de apoio, existentes e previstas, para a adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas, quer no contexto nacional quer no contexto europeu, será outro dos temas a abordar no seminário, atendendo a que, numa fase subsequente, se prevê que as medidas do PIAAC possam vir a ser candidatadas a vários instrumentos de financiamento tendo em vista a sua implementação.

O formulário de inscrição e o programa completo desta iniciativa encontram-se disponíveis no site da CIM Alto Minho em /gca/index.php?id=261. A inscrição é gratuita.