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“Alto Minho a Ler”: “Sussurradores” vão declamar poemas no centro da freguesia de Darque

2019-11-04
Prosseguindo com o trabalho realizado no ano letivo anterior, no âmbito do projeto "Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”, integrado na operação PIICIE- "Alto Minho School 4 All” – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar", cofinanciado pelo Norte 2020/FSE”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove nos próximos dias 7 e 8 de novembro, em colaboração com a RIBAM - Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, a CM de Viana do Castelo e o Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, mais uma ação dos "Sussurradores do Alto Minho”, desta vez envolvendo alunos do 2º e 3º ciclos da escola Carteado de Mena, de Darque, Viana do Castelo.

Dinamizada por Miguel Horta, com o apoio da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, esta iniciativa integra no seu programa a realização de uma oficina de poesia – a "Máquina da Poesia”, no dia 7; e, no dia 8, a construção de sussurradores, ou seja, tubos de grande dimensão para captar a atenção das pessoas através dos quais os alunos vão declamar publicamente os poemas da sua autoria numa caminhada pelo centro da freguesia de Darque, com passagem pelo Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, num convívio intergeracional.

Até ao momento, concretizaram-se 3 ações de mediação, construção de materiais e intervenção/ animação de rua, nomeadamente nos concelhos de Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Valença – com jovens e crianças de cada localidade, em risco de abandono escolar, centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada, e ainda, o contacto direto com a população em espaço público. As próximas ações dos "Sussurradores do Alto Minho” estão agendadas para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2020, em Ponte da Barca; e para os dias 3 e 4 de março de 2020, em Monção.

Estas intervenções têm como objetivos integrar os jovens através da palavra, desenvolvendo competências sociais, os níveis de literacia e entendimento do mundo, a expressão escrita e plástica, assim como propor a biblioteca pública como lugar de referência para a juventude, promovendo as coleções das bibliotecas junto dos jovens e estimulando hábitos de frequência juvenis das bibliotecas municipais.

O projeto "Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” integra ainda outras linhas de intervenção, nomeadamente sessões de mediação de leitura inclusiva – "Leituras Diferentes”, com metodologias ativas centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada. Esta atividade está prevista realizar-se nas instalações das bibliotecas municipais de Ponte de Lima, no dia 21 de novembro; de Valença, no dia 22 de novembro; e de Viana do Castelo, no dia 5 de março de 2020.  

A realização de ações de capacitação - "Rodas de Pensamento” é outra das linhas de intervenção do projeto, dirigida a agentes dos territórios, creditada ou creditável para docentes e pessoal não docente, aberta a bibliotecários, mediadores, animadores e outros profissionais, reunindo formandos de todos os concelhos da CIM Alto Minho. Estão previstas realizarem-se em Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo, respetivamente nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020. No dia 30 de abril de 2020, realiza-se o "Encontro Grande Roda”, em Monção.

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