“Alto Minho 4D - Viagem no Tempo”: Porta do Tempo dos Mosteiros abre-se em Melgaço, a 20 de outubro

2018-10-15
A "Viagem no Tempo” pelo Alto Minho continua e no próximo sábado, dia 20 de outubro, abre-se em Melgaço a Porta do Tempo dos Mosteiros. A iniciativa, promovida pela CIM Alto Minho em parceria com o Município de Melgaço, terá três grandes momentos: uma conferência dedicada aos mosteiros da região, uma visita performativa ao Mosteiro de Fiães e um encontro de sketching no centro da vila.

José Marques, professor emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Paulo Oliveira, técnico superior no Mosteiro de Tibães, em Braga, serão os dois oradores da conferência "Dos Mosteiros”, organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho e que terá lugar na Casa da Cultura de Melgaço, a partir das 11 horas do dia 20 de outubro. A conferência contará ainda com a participação do diretor da Direção Regional da Cultura do Norte, António Ponte. Com esta atividade, aberta ao público mediante inscrição prévia no website da CIM Alto Minho: www.cim-altominho.pt, pretende-se dar a conhecer a história das ordens religiosas e a sua implementação no território do Alto Minho. Uma tradição cultural e um património construído que, ainda hoje, têm um papel importante na sociedade contemporânea e na vida cultural e económica da região.

No período da tarde, a partir das 15 horas, propõe-se um regresso à Idade Média, com a visita ao Mosteiro de Santa Maria de Fiães, que foi pertence da Ordem de Cister. Os modos de vida dos monges e monjas, a sua implantação sempre pensada numa lógica de organização e gestão do território e a importância da afirmação do cristianismo em tempos de grande incerteza, serão algumas das questões a abordar ao longo da atividade da tarde, organizada pelo Teatro do Noroeste – CDV e pelas Comédias do Minho, em co-programação com a Talkie-Walkie e a Ondamarela.

Para os amantes do skecthing, a CIM Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal (UskP) propõem uma viagem pela vila para registo no papel do património edificado e natural de Melgaço.

Abre-se a 6.ª porta da viagem no tempo pelo Alto Minho
Depois de abertas as Portas do Tempo do Megalitismo e Arte Rupestre, dos Castros, do Romano, do Românico, dos Castelos e Fortalezas, chega agora a vez da Porta dos Mosteiros. Em cada mês, um município do Alto Minho alberga uma porta de entrada e, desta feita, caberá a Melgaço a abertura da Porta do Tempo dos Mosteiros, que dará início à rota com o mesmo nome.

O projeto "Alto Minho 4D - Viagem no Tempo” foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, no domínio do "Património Cultural”, e pretende criar uma rede de dez rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e nos bens patrimoniais da região. Com esta iniciativa intermunicipal, cada um dos concelhos do Alto Minho encabeçará uma dessas rotas que funcionará como o "portal” de acesso a uma "estação do tempo” (um núcleo museológico que funcionará num determinado espaço físico), que irá dispor de uma série de valências e no qual se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota e a serem visitados não só nesse concelho, mas em todo o território, promovendo-se um circuito (touring) cultural pelo Alto Minho e, consequentemente, a mobilidade turística na região.