Ir para o conteúdo

Alto Minho 4D reconhecido como boa prática no Top 100 Stories 2022

2022-09-30

O trabalho desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do projeto "Alto Minho 4D – Viagem no tempo”, que culminou com a criação de dez Estações do Tempo e o desenvolvimento de dez rotas turísticas subordinadas a diferentes períodos da história, foi selecionado como uma das Top 100 histórias de 2022 no que diz respeito aos destinos sustentáveis.

Todos os anos a competição ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories recebe histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas. Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística. Com o sector do turismo a enfrentar momentos muito desafiantes desde março de 2020, a organização da competição decidiu celebrar a resiliência e o trabalho árduo dos destinos para se tornarem destinos mais responsáveis neste período atípico.

A seleção de 2022 incluiu a região do Alto Minho, com a história "Journey through time: 10 municipalities, one community, a tourist product” (Viagem no tempo: 10 municípios, uma comunidade, um produto turístico). O Alto Minho é um destino sustentável por natureza, com uma excelente qualidade ambiental e dos serviços prestados, ao qual se associa a enorme hospitalidade da comunidade local e o seu rico património cultural material e imaterial. Ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos turistas e por diversas organizações (da Green Destinations à EUROPARC, passando pela Rede Europeia de Turismo Cultural) como um destino sustentável, resiliente, com inúmeros testemunhos da evolução das civilizações ao longo dos séculos, de qualidade e que merece ser conhecido, reconhecido e visitado. 

A boa prática apresentada ao Green Destinations TOP 100 (Sustainability) Stories evidenciou o trabalho da CIM Alto Minho no domínio do património cultural e tradições. O projeto "Alto Minho 4D - Viagem no Tempo" surgiu com o intuito de promover todo o potencial patrimonial, cultural e histórico através da criação de um novo produto turístico que destacasse a autenticidade, originalidade e identidade deste território, a fim de maximizar a sua diferenciação num contexto cada vez mais globalizado e competitivo e de tornar este produto atrativo para os turistas. A implementação deste projeto permitiu a criação de uma rede de 10 rotas culturais cronológicas associadas a diferentes períodos da história, desde a pré-história até à atualidade, que incluem alguns dos mais notáveis testemunhos patrimoniais do Alto Minho. É ainda de salientar a importante colaboração com agentes turísticos locais, através da criação de programas dinâmicos de redes turísticas e a sua divulgação junto de diferentes públicos-alvo e mercados de referência, de modo a afirmar o destino do Alto Minho como um destino de excelência, com claros ganhos tanto para estes agentes como para o território em geral.   

As histórias submetidas foram avaliadas pela equipa do Green Destinations Top 100, especialistas de vários países e parceiros da Green Destinations (Green Destinations, QualityCoast, Travelife, ITB Berlin, Asian Ecotourism Network, Ecotourism Australia, Global Ecotourism Network, Sustainable First and GLP Films), coordenados pela própria Fundação Green Destinations. A competição também teve o apoio da Future of Tourism Coalition. O Comité do Top 100 selecionou os 100 melhores destinos através de uma pré-seleção com base num nível mínimo de conformidade com os critérios essenciais do Green Destinations Standard e, posteriormente, criou a lista dos 100 com base na avaliação da história de boas práticas submetida.

A história "Journey through time: 10 municipalities, one community, a tourist product” (Viagem no Tempo: 10 municípios, uma comunidade, um produto turístico) e a lista dos 100 melhores de 2022 está disponível na página oficial da Green Destinations, em Green Destinations website.

Sobre a Green Destinations:
A Green Destinations é uma organização sedeada nos Países Baixos que trabalha na avaliação, capacitação e certificação de destinos e empresas empenhadas no desenvolvimento do turismo sustentável. A Green Destinations gere uma série de programas globais através de uma equipa central de coordenadores e gestores de programas. A organização lidera uma parceria global de mais de 50 representantes, composta por peritos em turismo sustentável, consultorias e organizações sem fins lucrativos; trabalha em benefício da comunidade de "Destinos Verdes/Sustentáveis”. Até à data, mais de 450 destinos e 50 empresas de 60 países já participaram num dos seus programas. Juntamente com a Comunidade de "Destinos Verdes”, a organização tem como objetivo melhorar o turismo e torná-lo mais sustentável. 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi