A Náutica no Alto Minho – Uma Aposta de Futuro

2014-05-19
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) apresentou no dia 19 de maio, em conferência de imprensa, a campanha de promoção que vai ser desenvolvida entre maio e setembro de 2014, no âmbito do projeto Centro de Mar - "Viana Terra Náutica”, tendo em vista a afirmação do Alto Minho como região atlântica de excelência. Recorde-se que esta aposta estratégica insere-se na iniciativa âncora "Centro de Mar”, cujo estudo inicial de enquadramento foi coordenado pelo Professor Ernâni Lopes, da SAER, e que foi incluída no Programa de Ação "Alto Minho como destino de excelência ambiental” da Estratégia Alto Minho 2020.

No âmbito deste projeto foram já desenvolvidas ações que visaram essencialmente a orientação efetiva e ativa do posicionamento global do Alto Minho como uma região marítima direcionada para as atividades náuticas, nomeadamente a criação de novas valências ligadas ao mar e a expansão e qualificação de instalações náuticas, em cooperação com os clubes desportivos, que estão em funcionamento (Centros de Remo, Canoagem e Vela e o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo), com um valor de investimento de cerca de 10M€.

Estes novos equipamentos, aliados à herança histórica e ao passado marítimo do Alto Minho e, na atualidade, às inúmeras potencialidades que a região oferece em termos de condições naturais para a prática náutica, conferem a este espaço territorial uma identidade própria e singular no contexto nacional. Estas vantagens competitivas consubstanciam-se nos seus recursos excecionais em termos de qualidade e diversidade de praias e paisagens; de locais de apoio à navegação de recreio; da existência de uma rede alargada de atividades e desportos náuticos claramente diferenciadora e identificadora do território; de um notável património histórico, cultural e natural, aliado à riqueza das tradições, da enogastronomia e de produtos endógenos; e a uma oferta cada vez mais qualificada de alojamento e de serviços de apoio turístico.

Incluído neste projeto está também um programa de comunicação e promoção, da responsabilidade da CIM Alto Minho, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, que possibilitou já a realização de um estudo de posicionamento estratégico do Alto Minho (no qual foi sublinhada a vocação do Alto Minho como destino náutico de bem-estar, para o qual concorrem outros atributos como a paisagem e a natureza, a hospitalidade, o clima, a cultura e tradições, a arquitetura, a economia marítima, etc.); e a criação de uma marca de excelência para a promoção do turismo náutico – "Viana Terra Náutica”.

Entre maio e setembro de 2014, será dada prioridade ao desenvolvimento de outras ações, como a promoção dos eventos náuticos que irão decorrer na frente marítima do Alto Minho e nos rios Minho, Lima e Cávado e seus afluentes, muitos dos quais de âmbito nacional e internacional (calendário disponível no site do Alto Minho em  http://www.altominho.pt/gca/index.php?id=924); o lançamento da segunda edição do Catálogo de Oferta Náutica do Alto Minho (disponível já em versão digital, para consulta ou download, no site da CIM em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=452), que agrega toda a oferta de atividades náuticas da região (54 fichas de atividades náuticas desportivas e de recreio e 35 prestadores representados); a realização de uma ampla campanha de publicidade nacional e internacional, a partir do dia 20 de maio, na televisão, rádio e imprensa escrita; e a participação em eventos como a 4ª edição do Fórum do Mar 2014, entre os dias 28 e 30 de maio, na EXPONOR.

A CIM Alto Minho irá, ainda, realizar uma sessão de apresentação e debate das "Dinâmicas Regionais e Internacionalização da Oferta de Atividades de Mar, Rio & Natureza”, no dia 28 de maio, no Centro Cultural de Viana do Castelo. O objetivo é promover o encontro entre prestadores de atividades de mar, rio e natureza e profissionais da área do turismo, em particular da hotelaria e agências de viagens, potenciando a organização de produtos turísticos e a valorização da oferta.

No dia 29, terá lugar um seminário internacional "Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais 2014-2020”, no Centro de Remo de Viana do Castelo, com a participação de vários oradores nacionais e internacionais, para aprofundar o debate em torno do potencial da democratização da náutica, em particular no contexto escolar (programa disponível no site da CIM em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=950).