250 pontos de interesse turístico do Alto Minho disponíveis em plataforma online do Google Earth

2014-10-17
Alto Minho 360º é a nova plataforma online de promoção turística e cultural da região, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito do projeto ECOMINHO e reforçada pelo projeto CRIARTE – Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, ambos cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 – ON.2 – O Novo Norte.

Esta aplicação multimédia tem por base uma API do Google que fornece informação sobre mais de 250 pontos turísticos do Alto Minho, em três idiomas (português, inglês e espanhol). Para além disso, tem também imagens panorâmicas e pequenos vídeos desses locais e permite fazer visitas virtuais de 360º ou visualizar edifícios históricos em 3D. Foram investidos 117 mil euros na recolha de informação de enquadramento, fotografia, vídeos edifícios 3D e visitas virtuais dos pontos georreferenciados, não tendo existido custos na sua disponibilização na versão preliminar da plataforma online da Google Earth.

Conhecer a história dos monumentos classificados da região, ver as muralhas de Valença em 3D, visitar o interior do Palácio da Brejoeira, em Monção, ou a basílica e o miradouro de Santa Luzia, em Viana do Castelo, são apenas alguns dos pontos de interesse disponíveis e que prometem fazer desta plataforma um excelente guia para quem pensa visitar o Alto Minho.

A informação encontra-se categorizada da seguinte forma: aldeias rurais; brandas; espaços culturais; património religioso; património construído; sítios arqueológicos, miradouros e paisagens, espaços protegidos e classificados; fortes, castelos e muralhas; ecovias e ecopistas; percursos pedestres; centros de interpretação ambiental; património rural; praias e espaços verdes; solares e casas senhoriais, sendo a sua consulta bastante simples e intuitiva.

A plataforma está otimizada para o Google Chrome e pode ser visualizada a partir do computador, tablet ou telemóvel no endereço http://mapa.cim-altominho.pt.