Ir para o conteúdo

2º Concerto “Sente a História” – Banda Lanhelense interpreta God Save The Queen, James Bond 007 e Triumphal March from “Aida" na Igreja da Sagrada Família em Viana do Castelo

2018-05-25

A Igreja da Sagrada Família de Viana do Castelo vai ser o palco, já este domingo, dia 27 de maio, às 17h00, do concerto da Banda Lanhelense, conduzida pelo maestro espanhol César Núñez Pérez. A referida banda, que conta com mais de 50 alunos e tem mais de 167 anos de história, vai interpretar temas de estilos tão distintos como James Bond 007, The God Save The Queen, Triumphal March from "Aida", entre outros. 

A iniciativa decorre no âmbito do projeto "Sente a História – Ação Promocional de Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que, até julho de 2019, vai realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. 

Depois de no passado dia 13 de maio se ter realizado o primeiro concerto, no qual a Igreja Matriz de Ponte de Lima foi pequena para acolher as mais de 400 pessoas que assistiram à atuação da Banda Filarmónica de Vila Nova de Anha, é agora a vez do concelho de Viana do Castelo acolher o segundo concerto, na Igreja da Sagrada Família.

Nesse mesmo dia, às 15h00, realizar-se-á uma visita guiada à Igreja do Carmo, também em Viana do Castelo, que foi aberta ao culto no ano de 1647. O monumento pertenceu ao antigo convento dos Carmelitas Descalços, fundado em 1621.


Sobre a Banda Lanhelense
A Banda Lanhelense foi fundada oficialmente a 1 de janeiro de 1850. No entanto, existem alguns relatos da existência da chamada então, "Música de Lanhelas”, fundada cerca de 20 anos antes desta data. Pela Banda passaram alguns ilustres maestros como por exemplo, João José da Costa ou José Alves (conhecido como Tenente Alves) que dirigiram a banda até aos anos 70. Mais recentemente a banda foi dirigida pelo maestro José Pedro, de Viana do Castelo, pelo maestro Mota Gomes que estiveram mais de 10 anos a gerir a direção musical da Sociedade Musical. Por último, dois maestros espanhóis e dois portugueses: César Pérez, Feliciano Monteagudo, Márcio Pereira e Estefânio Cunha, tendo este último abandonado a Sociedade Musical em 2015. Atualmente, a Banda é dirigida pelo maestro César Pérez, natural de Salceda de Caselas (Pontevedra).

Esta banda aposta fortemente na formação através da Escola de Música João da Costa e Silva, que conta com mais de 50 alunos e 10 professores, distribuídos pelos vários instrumentos e pela formação musical, na qual desde este ano conta com uma banda infantil.
Em anos anteriores, a Sociedade Musical foi responsável pela organização da Orquestra Sinfónica do Alto Minho e da Banda Sinfónica do Alto Minho, trazendo a Lanhelas músicos oriundos dos mais variados pontos do país e de Espanha.
A Banda Musical de Lanhelas, através dos tempos, participou em milhares de festividades e em todo o tipo de eventos culturais tais como: romarias, procissões, concertos, encontros de bandas, concursos, geminações de municípios, gravações, receções oficiais, homenagens e atos solenes. 

Sobre o Maestro César Nuñez Pérez
César Núñez Pérez nasceu em Salceda de Caselas (Pontevedra), onde começou os seus estudos musicais com D. Justo González e posteriormente na Escola de Música da Banda Cultural de Salceda de Caselas com D. Adolfo Besada. Continua o estudo da tuba no Conservatório de Música Superior de Vigo, onde obtém o título superior no ano de 2002 com o mestre D. Eduardo Nogueroles. 

Também possui o curso de Pedagogía e Prácticas de Profesorado do Conservatoório Superior de Música de Madrid com o mestre D. Miguel Moreno.
Realizou cursos de especialização de tuba com mestres de renome e nível internacional, tais como: Sam Pilaphian, Vicente López, Mel Culbertson, David Llacer, Harvey Phillips, Jon Sass, Jens Bjorn Larsen, Rex Martin, Alan Baer, José Manuel Redondo, Floyd Cooley, Mike Forbes, e Gene Pokorny, entre outros. 

Tem colaborado como instrumentista com diferentes agrupamentos musicais: Real Filarmonía de Galicia, Orquesta Pablo Sarasate de Pamplona, Bandas Municipais de Ourense, Coruña e Ferrol.
Em julho de 2001 conquista o lugar de tuba solista na Banda Municipal de Santander. De setembro do 2009 a outubro do 2013 foi tuba da Banda Municipal de Santiago de Compostela.
Como diretor musical teve a seu cargo: a Banda de Música de Santa Cruz de Ribadulla, Banda Lanhelense (em Portugal), Banda de Música do Conservatorio Profesional de Música de Ourense, Agrupación musical de Goián, Banda Xuvenil de Xinzo e Banda de Música cultural de Salceda de Caselas. Como diretor convidado, dirigiu a Banda Sinfónica de Lanhelas no I Encontro de Natal, no ano de 2007, e a Agrupación Musical do Rosal no concerto do seu XXIII aniversário, no ano 2009.
Realiza seminários de direção com os mestres Jan Cober, Marcel Van Bree e José Vicente Egea. Foi mestre de tuba na Escola de Música de Santa Cruz de Ribadulla, Escola de Música da Agrupación Músical do Rosal, Conservatorio Profesional Xan Viaño de Ferrol, Ourense e Santiago de Compostela. Partilhou masterclasses de tuba nas Escolas de Música Municipal de Caldas de Reis e na Escola de Música da Unión Musical de Valadares (Vigo). Na atualidade é mestre de tuba no Conservatorio Profesion- al de Música da Coruña e na Escola de Música de Salceda. Desde novembro de 2015 assume a direção da Banda Lanhelense. 

Sobre o "Sente a História”
O programa cultural "Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” apresenta características inéditas no país. Centrado na capacitação, valorização e no desenvolvimento de competências de diferentes gerações de músicos locais, bem como na criação de novos talentos, o programa decorre de 13 maio de 2018 a 20 de julho de 2019 e envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

As bandas filarmónicas, com os novos maestros a garantirem o rejuvenescimento desta arte na sequência das ações de capacitação deste programa, vão atuar em contexto de concerto com interpretações surpreendentes com jazz, rock, hard rock, metal, fado, música barroca, popular ou erudita, em formato acústico ou com o som amplificado.

No que diz respeito aos coros, vai estar também patente o cruzamento da tradição com a inovação. Exemplo disso é o facto de o cantor popular repentista Augusto "Canário” ter escrito as letras das canções que vão invocar as lendas da região. Em paralelo, seis compositores de referência do jazz à música erudita (Afonso Alves, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques) compuseram sobre as palavras do sentir tradicional, 10 peças corais polifónicas dedicadas a uma lenda de cada Município e, ainda, um Hino do Alto Minho. Vozes de todos os coros da região vão fundir-se no Coro Intermunicipal do Alto Minho, num gran finale a encerrar o projeto em julho de 2019, onde interpretarão todas as canções das lendas e o Hino do Alto Minho.

De modo a fomentar os tesouros patrimoniais do Alto Minho, os dias em que ocorrerem os concertos serão também de património aberto, ocorrendo ainda visitas e tours guiados.   Os horários das aberturas e os locais de interesse a visitar serão divulgados em www.senteahistoria.com, app e nas redes sociais da iniciativa. Em simultâneo irá decorrer um passatempo onde os visitantes poderão registar fotografias suas, tiradas nessas visitas e concertos, habilitando-se a ganhar vouchers para desfrutar em restaurantes da região.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi