“100% Alto Minho” ganha dois novos embaixadores e promove-se na Galiza

2015-06-01

A marca "100% Alto Minho”, que pretende ser um "selo” de garantia dos produtos locais, vai ser promovida também na Galiza e conta agora com o secretário da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e ex-autarca de Melgaço, Rui Solheiro, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, como novos embaixadores.

A entrega do título aconteceu, no sábado passado (dia 30 de maio), durante a mostra dos produtos "100% Alto Minho” que durante três dias reuniu em Viana do Castelo, através de mais de 30 produtores e empresas do Alto Minho, o que de melhor a região faz, naquela que foi a primeira feira temática do género, envolvendo desde o fumeiro aos doces, passando pelos produtos do mar e pelo empreendedorismo. O certame foi visitado, durante o fim de semana, por mais de cinco mil pessoas.

"Este é um bom exemplo para o país mostrar como se trabalha em conjunto. O Alto Minho é hoje um território com muito potencial. Esta mostra é o passo mais importante para o trabalho que está a ser feito, de afirmar este território. Temos de defender os nossos valores e o nosso património e mostrar a nossa diferença. Vou procurar estar à altura desta responsabilidade que agora me foi atribuída”, afirmou Rui Solheiro durante a sessão de entrega do título de embaixador "100% Alto Minho”.

Trata-se de uma marca que nasceu em 2012, como "selo” agregador e que pretende constituir-se como identidade da região na valorização das empresas e produtos/serviços que existem no Alto Minho, criando assim uma dinâmica de crescimento na economia local, aumentando a competitividade e promovendo a internacionalização do tecido empresarial do Alto Minho.

A marca "100% Alto Minho” já conta com várias dezenas de empresas aderentes, além de quatro embaixadores. São eles Dom Duarte Pio, Duque de Bragança; o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito; e agora Rui Solheiro e Luís Campos Ferreira.

"Esta é uma iniciativa única. Os 10 municípios promoveram-se em conjunto e em diversas áreas. Mas temos de ter a convicção que é importante defender o que é nosso de forma estruturada e integrada. Trabalhar em conjunto e em rede. Isto é o que pretende a marca 100% Alto Minho”, sublinhou José Maria Costa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A primeira Mostra 100% Alto Minho realizou-se no Centro Cultural de Viana do Castelo e terminou no domingo com um balanço "muito positivo e acima da expectativa”, de acordo com o  presidente da CEVAL - Confederação Empresarial do Alto Minho, Luís Ceia.

"Conseguimos fazer uma feira/mostra elegante e com requinte. Integramos pela primeira vez a promoção dos dez municípios do Alto Minho. Estamos satisfeitos e já a planear a segunda edição. Esta é uma marca para crescer e afirmar-se no mercado nacional e internacional pela excelência e qualidade”, afirmou Luís Ceia, na sessão de encerramento do evento.

O responsável garantiu ainda que o objetivo de dar a conhecer os produtos endógenos, mas também os serviços da região, promovendo as suas potencialidades, enquanto marca prestigiada e de qualidade, foi "totalmente cumprido”.

A Mostra "100% Alto Minho” vai agora apresentar-se na Galiza, um convite que surge após a visita da Expourense, entidade responsável pela feira de exposições de Ourense, naquela região autónoma espanhola, constituída por várias entidades galegas, e que trouxe ao evento de Viana do Castelo uma delegação composta por representantes institucionais e empresariais, além de meios de comunicação social da região vizinha.

Integrada no projeto "Alto Minho INVEST”, cofinanciado pelo ON.2 - Programa Operacional da Região Norte, esta primeira edição da mostra foi organizada pela CIM Alto Minho e pela CEVAL, com o apoio do Instituto Politécnico e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Mais informações em https://www.facebook.com/altominho.cemporcento