Concurso Escolar "Segredos do Alto Minho" 2017-2018

Consciente da importância da educação e da qualificação para o desenvolvimento da criatividade no Alto Minho, a CIM lançou no ano letivo de 2017/2018 o Concurso Escolar “SEGREDOS DO ALTO MINHO”, para fomentar nos estudantes, em conjunto com os seus professores e com o apoio das famílias, um ambiente favorável ao conhecimento, ao estímulo da descoberta e do aprender, à valorização do espírito criativo e inovador, orientado para a valorização económica dos recursos culturais e criativos da região.

Este concurso teve como destinatários todos os alunos dos estabelecimentos educativos públicos ou privados do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional dos concelhos do Alto Minho.

O Concurso Escolar 2017/2018 - “SEGREDOS DO ALTO MINHO” pretendeu premiar os três trabalhos considerados mais criativos, em cada uma das seguintes categorias:

1. DESAFIO ILUSTRAÇÃO “SEGREDOS DO ALTO MINHO”: 1º Ciclo do Ensino Básico
2. DESAFIO FOTOGRAFIA “SEGREDOS DO ALTO MINHO”: 2º Ciclo do Ensino Básico
3. DESAFIO CRIAÇÃO LITERÁRIA “SEGREDOS DO ALTO MINHO”: 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
4. DESAFIO VÍDEO “SEGREDOS DO ALTO MINHO”: 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Profissional
5. DESAFIO MULTIMÉDIA “SEGREDOS DO ALTO MINHO”: Ensino Secundário Regular e Profissional

Os trabalhos a concurso tinham como mote a alusão a um segredo ou curiosidade dos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira e/ou globalmente do Alto Minho, que de alguma forma pudesse ser alvo de expressão criativa, nas suas diversas formas, podendo estar relacionado, por exemplo, com:

1. Arquitetura exterior ou interior de edifícios (património arquitetónico);
2. Paisagem, fauna ou flora (património natural);
3. Costumes ou tradições;
4. Personalidades ou factos históricos;
5. Gastronomia.

Consulte aqui o regulamento do concurso.

Premiados nas categorias do Concurso Escolar "Segredos do Alto Minho":
Categoria Ilustração
1º Prémio: Escola EB 1 de Vilar de Mouros (3º e 4º anos), de Caminha
2º Prémio: Escola EB 1 de Dem (3º e 4º anos), de Caminha
3º Prémio: Escolas EB 1 do Vale do Âncora (turma do 4º ano) e de Perafita, Lanhelas (turmas do 1º e 4º anos), de Caminha

Categoria Fotografia
1º Prémio: Escola EB 2,3/S de Caminha (trabalho do aluno Leonardo Aragão do 5º C)
2º Prémio: Escola EB 2,3/S de Caminha (trabalho da aluna Maria João Santos do 5º C)
3º Prémio: Colégio do Minho (6º ano), de Viana do Castelo

Categoria Criação Literária
1º Prémio: Agrupamento de Escolas de Monção

Categoria Vídeo