Concurso da INCM - Desenhar uma moeda "Conhecimento"

"Uma moeda comemorativa é uma embaixadora silenciosa, que transporta em si mesma a alusão a eventos ou temas que, pela sua importância, merecem ficar «cunhados» na história".

A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) realizou no ano letivo de 2022-2023, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a 4ª edição do concurso escolar "Desenhar a Moeda", subordinado à temática "O Conhecimento".

Destinado à participação coletiva ou individual de todas as crianças e jovens estudantes dos estabelecimentos educativos do 2º e 3º ciclos do ensino básico dos dez concelhos do Alto Minho, este concurso teve como objetivo estimular a criação artística e numismática, mas também sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações. A iniciativa foi promovida no âmbito do trabalho desenvolvido pela CIM Alto Minho no projeto School4All.

A moeda vencedora será lançada no ano de 2024.

RESULTADOS DO CONCURSO

Conforme o regulamento interno do concurso, o júri, após apreciação das 159 propostas submetidas ao concurso, deliberou e selecionou os vencedores, no passado dia 28 de abril, conforme lavrado em ata, com esta ordem:

1.º Prémio – António Pires de Oliveira Parente | Escola Básica Diogo Bernardes – AE de Ponte da Barca – 5º ano – turma A

1.ª Menção Honrosa – Gabriel Vítor Faria Nobre de Souza | Agrupamento de Escolas de Arcozelo – Ponte de Lima – 8º ano – turma D

2.ª Menção Honrosa – Daniel Abreu de Sá Correia | Agrupamento de Escolas de Arcozelo – Ponte de Lima – 6º ano – turma A

Foram, igualmente, selecionados 60 trabalhos que integram a exposição inscrita no desenho da moeda comemorativa "O conhecimento”, patente até finais de julho na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.